Notícias
O economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, apresentou os dados do IBDI

ACRJ participa do lançamento do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento no INPI

O presidente da ACRJ, Josier Vilar, participou, nesta 2ª feira (5/8), na sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do lançamento do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBDI), referente a 2024. Esta é a 1ª edição do Índice que apresenta um mapa completo e atual da inovação no Brasil, apontando o desempenho dos ecossistemas locais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de todos estados brasileiros sob diferentes perspectivas.

De acordo com os dados desta primeira edição do IBID, as cinco economias mais inovadoras do Brasil são: São Paulo (0,891), Santa Catarina (0,415), Paraná (0,406), Rio de Janeiro (0,402) e Rio Grande do Sul (0,401). A média nacional é de 0,291. 

De acordo com o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, que apresentou os resultados do IBDI durante a reunião, o objetivo do Índice é identificar potencialidades e desafios para a inovação sob uma ótica regional, contribuindo para orientar políticas públicas e estratégias corporativas nessa área.

O IBID foi desenvolvido com base na metodologia do Índice Global de Inovação (IGI), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e agrega 74 indicadores estatísticos coletados junto a fontes oficiais e/ou disponíveis publicamente. O levantamento foi distribuído em sete pilares (instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia e economia criativa), subdividido em 21 dimensões, como crédito, investimentos, educação, ambiente regulatório, sustentabilidade, criação de conhecimento, ativos intangíveis, entre outros.

O evento, uma iniciativa do INPI, com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI, contou com a presença do presidente do INPI, Júlio César Moreira, do deputado federal Júlio Lopes; e do assessor da diretoria executiva do Instituto, Reinaldo Paes Barreto, que também é conselheiro da ACRJ.

O trabalho completo pode ser acessado aqui

Fotos: ACRJ e INPI

Josier Vilar e o presidente do INPI, Julio César Moreira
Participantes da reunião de lançamento do IBDI

Texto produzido com dados do site do INPI