O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, participou, dia 1º de agosto, de um encontro promovido pelo Conselho Empresarial do Desenvolvimento do Mercado de Capitais da ACRJ. João Pedro Nascimento foi recebido pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, e pelo presidente do Conselho, Thomas Tosta de Sá, e o vice, Luiz Guilherme Dias.
O presidente da CVM comentou sobre a história da participação do Rio de Janeiro no Mercado de Capitais, reunindo os principais bancos e a boa parte das grandes companhias abertas brasileiras. “O Rio sempre reuniu importantes companhias abertas, fundos de investimentos, bancos e demais agentes de mercado”, disse. Ele lembrou, ainda, que a cidade, assim como diversas regiões do Brasil, continua sendo um importante polo de participantes do Mercado de Capitais para projetos e oportunidades.
Sobre a criação da nova Bolsa de Valores do Rio, explicou que não cabe ao presidente da CVM antecipar nenhuma análise de mérito sobre os pedidos formulados pelos postulantes a novas infraestruturas de mercado. “A CVM está acompanhando tudo com muita prudência e de maneira técnica”, sinalizou. O presidente da CVM antecipou que observa, de forma positiva, os interesses de novos agentes de mercado em desenvolverem bolsas de valores e infraestruturas de mercado regulados de valores mobiliários como uma demonstração da força do Mercado de Capitais do Brasil.
João Pedro Nascimento elogiou a iniciativa da ACRJ de criar o Conselho Empresarial de Desenvolvimento do Mercado de Capitais e sugeriu à ACRJ uma análise de dados relacionada aos agentes de mercado, com foco em potencial elaboração de uma amostragem do percentual das corretoras, dos assessores de investimentos e das companhias abertas sediados no Rio de Janeiro. “Informação e transparência movem o Mercado de Capitais. A CVM é um repositório de dados e indicadores. Essa análise tende a ser um exercício interessante que a Associação Comercial pode fazer e que a CVM pode apoiar”, afirmou.
Parceria aceita, o presidente Josier Vilar propôs a assinatura de um termo de compromisso com a CVM para definir um trabalho em parceria. “É importante ter acesso a esses dados para que possamos trabalhar essas informações e disponibilizar para nossos associados”, disse.
A próxima reunião do Conselho está agendada para o dia 22 de agosto, às 11 horas.