O Conselho Empresarial da Longevidade recebeu, dia 23 de julho, durante sua reunião mensal, a superintendente Estadual da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco. A Superintendência faz parte da Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável – SEIJES.
Ela explicou a atuação da Secretaria, que desenvolve um trabalho de atendimento às pessoas idosas por meio do Projeto 60 Mais Reabilita. Este projeto promove a saúde e a qualidade de vida dessa população em 100 Polos de Atendimento na Capital com serviços de fisioterapia e atividades físicas.
Esses polos, segundo ela, atendem a população de forma gratuita com sessões de reabilitação física complementadas por uma programação de atividades esportivas e culturais. O objetivo é a recuperação da funcionalidade física dos participantes e o estímulo à sua participação social, ao lazer e à expressão cultural.
Carlos Molina agradeceu a presença de Lícia Mattesco em nome da ACRJ e do Conselho, parabenizou pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria e afirmou que o resultado é fruto da sua capacidade e dedicação à frente da pasta.
A ideia, conforme explicou a superintendente, é ampliar o atendimento para todas as regiões do Estado, mas a capital foi escolhida para iniciar o projeto por ter a maior concentração de pessoas idosas. “Como somos uma Secretaria nova, optamos, nesse primeiro momento, por atuar na Capital, para que a gente pudesse acompanhar a execução desse projeto. Esse projeto começou em dezembro do ano passado e já ultrapassamos a meta de 100 atendimentos diário. Hoje estamos atendendo até 300 idosos por dia”, disse.
Foi sugerido pela conselheira Beatriz Cavalcante uma forma de apoiar as iniciativas da Secretaria através da Lei de Incentivo ao Fundo Nacional do Idoso, que autoriza deduzir do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas, as doações efetuadas aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso. O Conselho ficou de estudar essa possibilidade e ver como poderia incentivar as empresas da ACRJ a aderir a esta iniciativa.
Encerrando o encontro, Carlos Molina anunciou que será realizado em agosto, um evento em parceria com o Sebrae Rio, no âmbito do Projeto Economia Prateada.