Notícias
Bornito de Sousa e Josier Vilar

ACRJ recebe professor Bornito de Sousa, ex-vice-presidente da República de Angola

A ACRJ recebeu nesta 5ª feira (25/7), o ex-vice-presidente da República de Angola, professor Bornito de Sousa, criador e presidente da Fundação que leva seu nome, e Pompilio Santana, colaborador da Fundação. Ele foi recebido pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, que esteve acompanhado pelo Grande Benemérito Ronaldo Chaer, que intermediou o contato com o ex-presidente, e o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, além de diretores, presidentes e vice-presidentes de Conselhos Empresariais.

O professor Bornito de Sousa fez uma apresentação sobre os cinco eixos de atuação da Fundação e recebeu do presidente Josier Vilar a proposta de criação de um Termo de Cooperação entre a ACRJ e a Fundação para a construção de proposta de um trabalho em conjunto. Josier Vilar sugeriu a criação de grupos de trabalho temáticos para o desenvolvimento dos projetos.

“A porta de Angola está aberta, digamos assim, ao mundo. Está aberta ao comércio e ao empresariado. Sobretudo, na área de diversificação tecnológica. O país ainda é muito dependente do setor petrolífero, mas este é um setor que emprega muito pouco, porque é um setor muito tecnológico. Portanto, neste momento, há uma forte ação no sentido da diversificação tecnológica. Precisamos avançar, sobretudo, para a área do agronegócio e para outras áreas, como o setor dos serviços, turismo”, explicou.

Com base na descrição de projetos da Fundação, apresentada pelo professor Bornito, o presidente Josier Vilar identificou diversas oportunidades de parcerias que podem ser viabilizadas entre a ACRJ e a Fundação em áreas como educação, inovação, saúde, turismo, entre outras. “Identificamos diversas oportunidades que podem ser construídas a partir de agora. Fiquei muito bem impressionado com o desejo do professor Bornito de avançar nesses projetos. Espero que possamos construir uma relação produtiva com Angola, através de sua Fundação, e que nós possamos contribuir de alguma forma com o seu país e vice-versa. Nosso objetivo é que a nossa cidade seja um lugar para se viver, trabalhar, empreender, investir e para se visitar. E eu desejo o mesmo para a Angola”, finalizou o presidente Josier Vilar.

A Fundação Bornito de Sousa é uma instituição sem fins lucrativos e não-governamental que tem como objetivo apoiar pessoas, projetos e comunidades, através de diversas iniciativas. Os cinco eixos de atuação da Fundação são: Educação, juventude e inclusão digital; Desenvolvimento local e inclusão social; Sustentabilidade ambiental; Orgulho africano e afrodescendente; e Cidadania, liderança e boa governança.

Josier Vilar, Bornito de Sousa, Ruy Barreto Filho e Ronaldo Chaer
Professor Bornito de Sousa foi recepcionado pela diretoria da Casa de Mauá