Conselhos Empresariais

Conselho de Cultura fará proposta de atividades para Agenda Cultural do G20

Em reunião realizada dia 10 de julho, o Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ, coordenado pelo presidente Sérgio da Costa e Silva, debateu diversos assuntos, entre eles, a sugestão de projetos e atividades, como contribuição da ACRJ, para submeter à agenda cultural do G20, os temas para os próximos seminários, entre outros temas de interesse dos conselheiros.

Sobre a Agenda Cultural do G20, a ser organizada no mês de novembro, o conselheiro Bruno Teté propôs a realização de apresentações culturais típicas do Brasil, como Quadrilhas, Jongo e Folia de Reis, em espaços ao ar livre pela cidade. Também foi sugerida pelo presidente Sérgio, uma apresentação de músicos que participarão da 19ª edição do RioHarpFestival, em setembro.

A produção de um vídeo institucional da ACRJ focando em seu acervo, debatida na última reunião, foi orçado pela conselheira Lucy Barreto, que colocou a LC Barreto à disposição para produzir o material cobrando apenas o custo do projeto. Este vídeo também poderia ser divulgado durante os eventos culturais do G20 e ser um produto da Associação Comercial para exibição em outras ocasiões. As duas propostas, e outras que sejam feitas pelos Conselheiros até o dia 20 de julho, serão submetidas à Presidência da ACRJ pelo presidente do Conselho, Sérgio da Costa e Silva, antes de ser levada à organização do G20.

No item da pauta sobre a realização dos próximos Seminários, os conselheiros definiram três temas de interesse: Cultura Popular, abordando as manifestações culturais do Rio de Janeiro, em agosto; Montagem de Eventos Culturais, detalhando processos para a viabilização de um projeto e debatendo a questão das condições dos trabalhadores que atuam na indústria cultural, especialmente em grandes eventos, em outubro; e A Cultura nos seus diversos aspectos e focos na atualidade brasileira, em novembro.