Conselhos Empresariais

ACRJ debate a “Governança de empresas centenárias” com empresários e especialistas

O Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ, com apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), promoveu, dia 3 de julho, uma Mesa-Redonda sobre “Governança de empresas centenárias”. Participaram do encontro, coordenado pelo vice-presidente do Conselho, Luciano Porto,  a acionista da Drogaria Pacheco, Helena Barata; a consultora do Cambridge Family Enterprise Group, Renata Barbieri Coutinho; e o coordenador do Capítulo Rio do IBGC, Leonardo Zylberman.

Luciano Porto deu as boas-vindas aos presentes, destacando que as empresas centenárias são um exemplo de resiliência e êxito. “Uma referência útil para a governança empresarial, inclusive de startups”, disse, lembrando que há 30 anos ouviu, no antigo Banco Boavista, que um dos principais desafios de uma empresa é se perpetuar no tempo.

Helena Barata homenageou a memória de seu pai, o empresário Samuel Barata, e contou a trajetória da empresa familiar, a Drogaria Pacheco DPSP, fundada em 1892 e adquirida por sua família nos anos 1970. Falou sobre a fusão ocorrida nos anos 2010 e as atuais perspectivas da empresa, que conta com 28 mil funcionários e 1,5 mil lojas em seis estados. Ela explicou que as rotinas da governança da empresa seguem os padrões de uma companhia aberta, embora seja uma companhia fechada, e enfatizou a relevância da cuidadosa negociação de um acordo de acionistas, bem como da adoção de rotinas de governança empresarial e familiar.

A consultora Renata Barbieri Coutinho, por sua vez, apresentou a pesquisa acadêmica realizada com Cambridge Family Enterprise Group, focada em famílias empresariais centenárias, buscando compreender elementos de conexão entre as histórias de êxito de 12 case studies brasileiros. Segundo ela, a pesquisa identificou, como principal fator de longevidade dessas famílias empresariais centenárias, a capacidade de tomada de decisão, que envolve elementos de visão, coragem e legitimidade, incluindo valores para a perpetuidade, capacidade de gestão de conflitos e busca de excelência.

Leonardo Zylberman destacou as contribuições das palestrantes quanto à relevância das melhores práticas de governança corporativa, enfatizando a parceria existente entre IBGC e o Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ.

Também participaram da reunião, representantes de outras famílias empresárias, como a Dancor e o La Mole.