Como parte da estratégia de atuação do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, a reunião do dia 26 de junho deu continuidade às apresentações dos negócios dos membros do Conselho e como eles podem ter sinergia de ação com a ACRJ. “Esta dinâmica agrega valor à proposta do Conselho de conectar os projetos que já existem, e que são geridos pelos conselheiros, e de como esses negócios podem potencializar o resultado da ACRJ e, ao mesmo tempo, podem ser ajudados pela Associação Comercial na medida que dialogam com a estratégia da Presidência”, disse a presidente do Conselho, Maíra Pimentel.
O conselheiro Alex Pinheiro apresentou a atuação da Square, uma holding de investimentos em tecnologias para aprendizagem, que atua através de venture building e investimentos em startups. Ele mostrou que pontos a ACRJ pode contribuir, através do Conselho de Educação, em diferentes ações em parceria. Ele mostrou que o ecossistema da Square reúne 4,5 milhões de alunos de 10 mil escolas em todo o país. Foram investidos cerca de R$ 100 milhões em projetos, sendo R$ 30 milhões pela Square e o restante por outros investidores.
Alex Pinheiro descreveu o panorama do empreendedorismo no Brasil, com a distribuição regional das startups, onde o Rio de Janeiro aparece um sexto lugar, reunindo 6% das startups que atuam no país. A Edtechs (startups de Educação) representam 14,5% das empresas. De acordo com ele, apenas 5% das startups hoje prestam serviços para algum órgão público, mas 85% tem interesse em atender este segmento.
“Precisamos estabelecer conexões com órgãos públicos, incluindo o BNDES, por exemplo, para que a gente consiga dar segurança aos empreendedores da área de educação básica e tecnologia, que querem investir em projetos que possam gerar um impacto social positivo e contribuir com a melhoria do ensino público, mas não se sentem seguros em atuar com o setor público”, disse Maíra.
Durante a reunião foi mencionada a parceria da ACRJ na realização do evento Innovation Camp, realizado dia 20 de junho na sede da Associação Comercial pela rede Junior Achievement (JA). A conselheira Renata Guimarães, diretora-executiva na JÁ, fez um balanço do Innovation Camp, uma iniciativa do projeto InovaJovem, realizado pela Petrogal Brasil e a JA Rio de Janeiro, realizado na sede da ACRJ. O evento foi considerado um sucesso por todos os organizadores.
Renata também fez uma apresentação sobre o propósito da JA e uma proposta de parceria a ser desenvolvida com a ACRJ, que inclui criação de um prêmio de empreendedorismo, para reconhecer estudantes do Ensino Médio, da rede pública de ensino do Rio, que apresentarem a solução mais inovadora para um desafio proposto, além de atividades com alunos nas instalações da Associação Comercial ao longo do ano. A proposta será apresentada pela presidente do Conselho ao presidente Josier Vilar. Ao final da reunião, Maíra informou aos conselheiros que a pauta da próxima reunião, no final de julho, serão abordados os resultados do PISA em relação à criatividade, uma das skills mais relevantes ligadas à futura do trabalho