O empresário João Barreto, sócio-fundador da Orla Rio, receberá, dia 1º de julho, o Prêmio Mauá – Empresário do Ano 2024 concedido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro a empresários com negócios estabelecidos no Rio de Janeiro. O empresário foi eleito por unanimidade pelo Comitê de Elegibilidade por sua atuação como empreendedor visionário, estratégico, inovador e pioneiro em sua área.
Ele é o primeiro homenageado da atual gestão da ACRJ, que completa 215 anos em 15 de julho. João Barreto receberá como prêmio um busto de bronze com a imagem do empresário Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, patrono da ACRJ. O busto é de autoria do artista plástico Edgard Duvivier.
Sobre o homenageado
João Barreto nasceu em 1945, em Peixe Gordo, um pequeno vilarejo praiano no interior do Ceará, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte. Foi o caçula de cinco irmãos. Se mudou para o Rio de Janeiro em 1959 e começou a trabalhar como office boy em um escritório de representação de brinquedos.
Com um espírito empreendedor nato, aos 17 anos João Barreto comprou uma máquina de churrasquinho grego e começou seu próprio negócio. Nesta época conheceu a esposa Jandyra e nos anos 60 eles expandiram suas atividades.
Em 1969 formalizaram a empresa Jonn’s Gêneros Alimentícios, que cresceu rapidamente, chegando a operar 315 quiosques na orla carioca. No ano 2000, João Barreto conseguiu a concessão para operar os quiosques na orla do Rio de Janeiro, consolidando sua posição como um dos principais operadores de serviços na praia. A concessão permitiu a expansão dos negócios, padronizando os quiosques e implementando melhorias significativas na infraestrutura e nos serviços oferecidos.
João Barreto foi pioneiro na transformação da orla do Rio de Janeiro em um espaço democrático de lazer e convivência. Sua visão empreendedora e capacidade de mobilização, tornaram-no uma figura central na história da orla carioca. Além de seus negócios, João sempre se manteve próximo da comunidade, sendo um líder respeitado e admirado.
A Orla Rio segue desenvolvendo serviços cada vez mais robustos e qualificados para o turismo brasileiro, sempre com respeito ao meio ambiente. A concessionária vem atuando em prol do desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil, fortalecendo suas iniciativas de ESG que são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Hoje, 210 empresas operam os 309 quiosques, com a geração de mais de 3 mil empregos diretos, chegando a 5 mil no verão. Os quiosques deixaram de ser um negócio de passagem e passaram a ser destino, valorizando a orla e trazendo uma melhor experiência a todos.
João e Jandyra tiveram três filhos: Daniele, João Marcello e Gigi, que cresceram em meio aos negócios da família e se tornaram grandes parceiros dos pais.