Conselhos Empresariais

Conselho de Cultura faz balanço de seminário e define próximas atividades

O Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ se reuniu de forma virtual, dia 12 de junho, para fazer um balanço do seminário “A Inclusão Social das Comunidades através do Audiovisual”, realizado em maio, definir a programação de novos eventos até o final do ano e sugerir atividades para o Conselho no segundo semestre, incluindo ações relacionadas ao G20, a reunião de Cúpula que acontecerá no Rio de Janeiro. A reunião foi conduzida pela vice-presidente Maria Luiza Nobre, substituindo o presidente Sérgio da Costa e Silva que sofreu uma intervenção cirúrgica na véspera do encontro.

Os conselheiros elogiaram a atuação do comitê de Audiovisual, organizador do seminário, e definiram como um sucesso mais esta iniciativa do Conselho, que, segundo eles, demonstra a diversidade de sua atuação. Até o final do ano, a previsão é de que sejam organizados outros três seminários (agosto, outubro e novembro) sobre temas a serem definidos. Um deles poderá ser sobre o setor de eventos e a partir dele criar uma agenda propositiva de soluções do ponto de vista econômico e cultural, de acordo com sugestão feita pelo conselheiro Eric Herrero.

O tema G20 foi bastante debatido durante a reunião. Várias sugestões foram elencadas sobre a participação da ACRJ, através do Conselho de Cultura, neste evento. Duas delas serão analisadas para a elaboração de uma proposta mais detalhada: a criação de um documento com sugestões de pauta relacionadas à cultura para serem apresentadas ao G20 para constar no documento final da cúpula e a produção de um vídeo institucional da ACRJ, focando em seu acervo, para que seja apresentado e divulgado durante os eventos culturais e em outras ocasiões. As duas propostas serão apresentadas ao presidente Josier Vilar.

Por fim, a sugestão feita pela conselheira Maria Eugênia Stein também será objeto de estudo pelos conselheiros e trata do levantamento dos acervos cultural, institucional e informativo da cidade do Rio de Janeiro. O Conselho também vai elaborar uma proposta sobre o tema a ser discutida na próxima reunião, em julho.