Conselhos Empresariais
Eduardo Ourivio, Ruy Barreto Filho, Pedro rafael e Victor Mota

Fundador do Grupo Trigo fala sobre liderança e cultura no Conselho de Jovens

O fundador do Grupo Trigo, Eduardo Ourivio, foi o convidado do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ, dia 6 de junho, para falar sobre liderança e cultura. O grupo controla cinco marcas de restaurantes no Brasil e é uma holding 100% brasileira com mais de 30 anos de experiência na indústria alimentícia. O evento foi aberto pelos presidentes do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, e do Conselho de Jovens, Pedro Rafael, e contou com a participação do vice do Conselho, Victor Mota, conselheiros, diretores e beneméritos da Casa de Mauá.

“Quero parabenizar o Pedro Rafael pela iniciativa de trazer o Eduardo, não só por ser meu amigo pessoal de infância, mas por recebermos um exemplo de empreendedor, que ama a cidade, participa de projetos sociais fantásticos, enfim, sou testemunha de uma história de sucesso”, enfatizou Ruy Barreto Filho.

A atuação do grupo é marcada pelas marcas icônicas, como China in Box, Spoleto, Gendai, ASA Açaí e Koni. Segundo ele, os restaurantes do Grupo Trigo representam a diversidade e autenticidade da culinária nacional e internacional, comprometidos com a entrega de comida de qualidade.  As cinco marcas do grupo estão presentes em 25 estados brasileiros.

Ourivio contou a trajetória do grupo, que ele chama de “plataforma de food service”, as dificuldades enfrentadas ainda na década de 1990, quando ele e o amigo de infância, Mario Chady, começaram a empreender, os fracassos e derrotas e como alcançaram o sucesso. Falou sobre tecnologia e mudanças que o grupo passou para se adaptar em cada momento da jornada.

Ele explicou que em 1998 ele e o sócio abriram a primeira franquia do restaurante italiano Spoleto, a marca que iniciou a trajetória de ambos na área de franchising e inaugurou um novo conceito de fast food, unindo qualidade da comida e rapidez no atendimento. No final do ano 2000 já tinham12 franquias em operação e hoje é a marca mais bem-sucedida do grupo, presente em mais de 130 cidades no Brasil e no exterior.

Eduardo Ourivio deu um conselho aos jovens na plateia que ele aprendeu muito tempo depois de fazer sucesso, fracassar e voltar a ser bem-sucedido. “O importante é pensar, fazer e trabalhar com propósito pois é isso que faz a diferença e nos permitir impactar”, disse, mencionando seu trabalho na Investe Favela, fundada por empreendedores e mentores da Endeavor para fomentar o empreendedorismo em Favelas e Periferias do Brasil.

Ele também falou sobre treinamento e liderança. “Aprendi muito tempo depois que treinar é bem diferente de ensinar porque o resultado de um treinamento é curto. Enquanto ensinar é desenvolver o ser humano, é dar ferramentas para a vida toda”, ressaltou.