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Se preparando para vender no Dia dos Namorados

Se preparando para vender no Dia dos Namorados

Por Juedir Teixeira – presidente do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega no final da Idade Média, durante o qual o amor romântico foi formulado. O Bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Outra versão diz que no século XVII, Ingleses e Franceses passaram a celebrar o dia de São Valentim, 14 de fevereiro dia da sua morte, como a união do Dia dos Namorados

 A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. E na Idade Média dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

Atualmente no Brasil, o Dia dos Namorados é o terceiro em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Dia das Mães e para o Natal. Estima-se que milhões de mensagens românticas são enviadas a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano para o varejo. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

E você  tem criado as suas estratégias para aproveitar esta ótima  chance de vender mais?

As ações a seguir mencionadas, se adotadas com a devida antecedência, poderão melhorar o resultado do seu negócio:

  • Preparar um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de   seus clientes e conquistar novos consumidores;
  • Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;
  • Fazer um trabalho de telemarketing e nas mídias sociais com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja à sua disposição;
  • Preparar a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda, para não perder nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;
  • Se a sua equipe der uma show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;
  • Pesquisar os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra atacar com outras alternativas de maior atratividade;
  • Cadastrar os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda, para torna-los clientes cativos da sua marca;
  • Após a data, avaliar os resultados obtidos, comparando com anos anteriores e anotar o que deu certo e que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza. Agindo dessa forma, você estará fazendo o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de gestão do conhecimento.

As ações propostas certamente aumentarão as vendas da  sua loja nessa data comemorativa e poderão aumentar as vendas nos meses subsequentes, com o crescimento da sua base de clientes.

Juedir Teixeira