Por Josier M. Vilar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ. Artigo publicado no Diário do Rio
O show da Madonna revelou que o Rio de Janeiro pode receber grandes eventos. Uma eficiente e coordenada organização, logística de acesso e mobilidade, segurança com policiamento ostensivo e uso de inteligência, limpeza e higiene e localização de banheiros públicos satisfatórios e um adequado ordenamento do comércio de rua podem gerar uma grande oportunidade para o Rio se reinventar turística e comercialmente e recuperar sua reputação de cidade maravilhosa.
Estima-se que o show movimentou cerca de 300 milhões de reais na economia carioca, o que atesta o potencial da indústria do turismo com sua economia circular gerando trabalho e renda.
Hotéis com 100% de taxas de ocupação, voos lotados, além dos 150 voos extras, chegaram ao Rio com fãs da super popstar, sem contar as centenas de ônibus extras e milhares de automóveis que vieram ao Rio na semana do show.
A apresentação da cantora com uma superprodução e efeitos visuais espetaculares, foi um sucesso absoluto, reafirmando a capacidade do artista se reinventar continuamente e um ótimo exemplo de que é possível envelhecer mantendo sonhos e criatividade.
O sucesso do show de Madonna e a organização do evento pela cidade, repercutiram positivamente em todo o mundo, gerando mídia espontânea favorável para o Rio.
Esse evento pode ser o início de um ciclo virtuoso para a cidade.
O poder público mostrou ser capaz de organizar com eficiência megaeventos em nossa cidade em parceria com o setor privado.
É a economia de soma não zero, onde todos saem ganhando e o sucesso realimenta o tamanho do bolo econômico continuamente.
Que venham outros acompanhados da mesma competente execução.
Este é o Rio que Queremos Ter.
Publicado no Diário do Rio
Foto de capa: Fernando Maia/Prefeitura do Rio