Conselhos Empresariais
Kiki Moretti, Ruth Katz e Ylana Miller

Encontro sobre Liderança Feminina reúne três referências em suas áreas de atuação

A ACRJ promoveu, dia 3 de maio, um debate sobre Liderança Feminina e empresas familiares que reuniu três mulheres que são referência em suas áreas de atuação: Kiki Moretti, fundadora e CEO do Grupo In Press de Comunicação, Ruth Katz de Castro Gelband, diretora geral da SH Formas e Andaimes, e Ylana Miller, Fundadora e CEO da Yluminarh. O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho.

A iniciativa dos presidentes dos Conselhos Empresariais da Mulher, Michelle Novaes, e de Governança, Compliance e Diversidade, Humberto Mota Filho, com este encontro foi compartilhar as experiências das convidadas à frente de suas empresas e de debater as boas práticas para a equidade de gênero. O evento contou com a presença de Leonardo Zylberman, do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, no âmbito do termo de cooperação assinado este ano com a ACRJ. O IBGC foi responsável pela curadoria do evento.

Ao dar início à reunião, Humberto Mota Filho mencionou a importância de discutir cada vez mais a liderança feminina em todas as áreas e fortalecer a diversidade, seja de gênero, raça, idade. “O próprio Conselho de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ está aberto a essas discussões que podem ajudar a fortalecer a inclusão de todos os grupos”, enfatizou.

Michele Novaes destacou a importância de cada vez mais serem realizados encontros para discutir o papel das mulheres na liderança das empresas. “A quantidade de mulheres em grupos e em conselhos de empresas ainda não é tão relevante como a gente gostaria que fosse, mas vamos continuar lutando para reverter este cenário”, disse.

As convidadas se apresentaram e falaram sobre experiências profissionais e pessoais e os desafios enfrentados diariamente na liderança de sus negócios. Kiki Moretti é jornalista, fundadora e CEO do Grupo In Press, holding de agências de relações públicas e serviços de comunicação, que passou por alguns veículos de imprensa e desde 1988 lidera sua própria agência. É membro do conselho WILL – Women in Leadership in Latin America e atualmente lidera uma equipe de mais de 700 pessoas, sendo 69% mulheres. “A mulher tem que estar onde ela quiser, essa é a verdadeira liberdade feminina”, ressaltou.

Ylana Miller é especializada em desenvolvimento humano e organizacional e planejamento e gestão de Recursos Humanos e criou a Yluminarh, uma consultoria de pessoas e Organizações. Possui 32 anos de experiência profissional em empresas de diversos segmentos e é também Conselheira de Administração certificada pelo IBGC. Integra os Conselhos de Responsabilidade Social e de Mulheres da Firjan e defende que só o desenvolvimento de ações para potencializar a participação de mulheres no mercado de trabalho possa produzir algum efeito na equidade de gêneros.

Ruth Katz vem de uma família de imigrantes alemãos que começou a empreender no Brasil ainda na década de 1930 em São Paulo. Estudou Economia, passou por várias empresas e teve experiências diversas antes de assumir os negócios da família. Hoje lidera um grupo de mil colaboradores na SH Formas e Andaimes, empresa fundada por seu pai com 54 anos de atuação em soluções em engenharia para execução de estruturas.

Josir Vilar, Michelle Novaes, Leonardo Zylberman, Kiki Moretti, Humberto
Filho, Ruth Katz e Ylana Miller
Ruy Barreto Filho abriu o encontro