O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o maior evento da Organização Mundial das Aduanas (OMA), o World Customs Organization’s Technology Conference & Exhibition 2024, que acontecerá de 12 a 14 de novembro. A candidatura do Rio contou com o apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro, e de outras entidades privadas do Estado, na disputa para realizar o evento.
Em ofício enviado aos presidentes da ACRJ, Josier Vilar, e do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, o superintendente da Receita Federal do Brasil, auditor-fiscal Claudinei dos Santos, agradeceu o apoio da instituição que contribuiu para o pleno êxito desta candidatura. “O alto grau de profissionalismo das equipes do Rio de Janeiro foi mencionado expressamente pelo diretor executivo da WCO (World Customs Organization), Ludovic Thanay, no momento da escolha da sede”, diz o superintendente no ofício.
O objetivo do evento é explorar como a inovação e a tecnologia podem apoiar as Alfândegas no desempenho de suas funções de facilitação do comércio, proteção da sociedade e arrecadação de receitas, ao mesmo tempo em que colocam as pessoas no centro do processo de transformação digital.