Menu fechado

Notícias

Conselho de Educação debate projeto para a inserção de jovens de região do Centro do Rio no mundo do trabalho

A reunião do Conselho Empresarial de Educação, realizada, dia 27 de março, debateu o projeto de qualificação de jovens com foco no Território da Pequena África, no Centro do Rio. De acordo com a presidente do Conselho, Maíra Pimentel, o objetivo da ACRJ, através desta iniciativa do Conselho, é contribuir para a qualificação desses jovens apoiando projetos que já são desenvolvidos na região e atraindo novos parceiros do setor privado.

“Nossa intenção é não apenas formar e qualificar, mas também fazer um match desse jovem com o primeiro emprego. Estamos falando de geração de renda, inclusão produtiva no mundo do trabalho e fortalecimento das organizações locais que já atuam naquele território. O Conselho quer aproveitar a força de articulação da ACRJ para fortalecer essas iniciativas”, explicou.

A reunião contou com a presença do economista Manuel Thedim, que trouxe informações e insights para essas ações junto o Território da Pequena África. Thedim é diretor-executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e possui grande experiência na área de políticas públicas de desenvolvimento social e urbano.

Mariana Pinheiro, da Fundação Darcy Vargas, fez uma apresentação sobre a atuação da instituição, que atua em diversas áreas, entre elas, Educação, Arte e Cultura. Ela mostrou os quatro projetos que precisam de apoio atualmente. São eles: Escola regular de educação básica; Empregabilidade para o setor de beleza e gastronomia; Ensino Técnico Nível médio em turismo; e Projetos de cultura.

A Fundação, que integra o Conselho, foi a primeira das seis organizações que atuam na região da Pequena África e serão convidadas para que apresentem seus projetos em andamento.