Menu fechado

Notícias

Roteirista, ator e diretor Cláudio Manoel participa da reunião do Conselho de Jovens da ACRJ

O roteirista, ator e diretor Cláudio Manoel foi o convidado da reunião do Conselho Empresarial de Jovens nesta 4ª feira (27/3). O bate papo, que foi aberto pelo presidente do Conselho, Pedro Rafael, e contou com a participação do presidente Josier Vilar, foi marcado pela recordação dos personagens marcantes da trajetória do ator. Aos conselheiros e convidados ele ainda falou sobre cultura, liberdade de expressão, empreendedorismo, redes sociais e muito mais. Hoje, sua atividade principal é a produção de documentários.

Cláudio Manoel fez alguns comentários sobre as vantagens e as dores de ser um empreendedor independente atuando em seu nicho de mercado, que é o setor audiovisual. “Você tem muita liberdade, mas é sempre um risco”, disse.

E chamou a atenção da plateia para a comunicação, como é feita hoje em dia, e o “poder” dos influenciadores digitais, que se tornam verdadeiras empresas disputando não só audiência, mas patrocínio também. “As possibilidades que a internet proporciona são incríveis. Mas torna todo mundo praticamente é um veículo de comunicação. Alguém que tem 40 milhões de seguidores, tem muito audiência do que alguns canais de TV”, completou.

O diretor não poderia deixar de falar o grupo humorístico Casseta & Planeta, grande sucesso na TV aberta na década de 1990 até os anos 2000. Ele contou um pouco sobre a trajetória do grupo formado por sete integrantes oriundos de duas publicações do Rio de Janeiro muito famosas na década de 1980: a revista Casseta Popular e o tabloide O Planeta Diário. O Casseta & Planeta era um bom exemplo de uma empresa bem-sucedida, segundo ele. “Era um espaço que agregava pessoas, que podiam se manifestar sem hierarquia e com liberdade de expressão”, disse.

Josier Vilar, Cláudio Manoel e Pedro Rafael