Menu fechado

Notícias

Fórum sobre mobilidade urbana e energia conta com a participação da ACRJ

O Fórum RJ de Eletromobilidade, organizado pela Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), foi realizado nesta 4ª feira (13/3) e contou com a participação do presidente do Conselho Empresarial de Energia e Transição Energética da ACRJ, Gabriel Kropsch. Ele participou do painel “Principais desafios enfrentados na implantação de ônibus elétrico”.

Durante o debate, Kropsch apresentou a matriz elétrica do estado do Rio de Janeiro, que ainda depende em 65% de fontes fósseis e defendeu a inclusão de outras tecnologias na discussão. “É fundamental incluirmos neste debate, o uso do gás, do biometano e outras que podem surgir”, ressaltou o presidente do Conselho.

Além de Gabriel Kropsch, participaram deste painel, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, diretor B2/ Negócios com Governo; Alvaro González, do Detro; Pablo Silva Souza, diretor de Planejamento de Transportes das Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador; e Paulo José Barenco, secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda.

O evento, realizado dias 12 e 13 de março, contou com a presença de especialistas em operações de sistemas de ônibus elétricos de todo o País, profissionais do setor de mobilidade urbana, fabricantes de veículos e equipamentos, fornecedores, membros da comunidade acadêmica, além de técnicos de órgãos gestores municipais e do Poder Público e representantes da sociedade civil. Durante o fórum, foram discutidas ideias e oportunidades para mais investimentos em veículos rodoviários de transporte coletivo de propulsão elétrica, com opções ambientalmente seguras e viáveis para o transporte público de qualidade do Estado do Rio de Janeiro.