Notícias

Perspectivas para 2024 foi um dos temas da reunião mensal do Conselho de Varejo

O Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ debateu em sua reunião mensal, realizada dia 8 de março, as perspectivas para 2024 nas áreas de varejo e consumo. Em sua apresentação, o vice-presidente do Conselho, Ricardo Guinâncio, mostrou dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio), com a previsão de crescimento de 1,1% a 1,5% este ano. A projeção de vendas no e-commerce é de R$ 205,11 bilhões, com crescimento de 10,45% em relação a 2023.

De acordo com a empresa de software de mercado, TOTVS, 25 segmentos serão tendência este ano. Entre eles, economia circular, novas tecnologias de pagamento, uso de dados na tomada de decisão, inteligência artificial, marketplaces, experiências personalizadas. “Como o nome já diz, são tendências. Entre todas essas, nem todas podem ser boas para os negócios, é preciso avaliar cada caso”, disse.

Dando continuidade à apresentação dos casos de sucesso de empresas varejistas, o presidente do Conselho, Juedir Teixeira, convidou o conselheiro Felipe Coelho, um dos sócios do Grupo Dafel, empresa familiar fundada em 1990, especializada na comercialização de alumínio, ferro e acessórios específicos da área de construção civil.

O grupo conta hoje com seis empresas e 14 unidades, sendo 12 lojas e duas fábricas. Felipe Coelho fez uma apresentação sobre a história e a trajetória da empresa e o desafio de fazer parte de um grupo comandado pela família. “Na empresa familiar, as gerações precisam se apoiar mutuamente. Uma tem um legado para deixar para as gerações mais novas, que trazem a inovação e as mudanças. O mais importante é procurar o que nos une e não o que nos separa”, disse.

Ao final da reunião seis novos conselheiros foram diplomados.

Saiba mais no Canal ACRJ Divulga. Acesse aqui para assistir a reunião na íntegra.

Felipe Coelho falou sobre a trajetória do Grupo Dafel
Juedir Teixeira (d.) e Ricardo Guinâncio