Notícias
Michelle Novaes, Isabela Bussade, Viviane Monteiro, e Carla Simonelli

Conselho da Mulher da ACRJ promove debate sobre longevidade e saúde em comemoração ao 8 de março

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Conselho Empresarial da Mulher da ACRJ promoveu o debate “Mulheres e Longevidade: Saúde, Nutrição e Bem-Estar”, realizado nesta quarta-feira, 6/3, na sede da Associação Comercial.

O evento contou com a presença do presidente da ACRJ, Josier Vilar, médico de formação, que esteve ao lado especialistas de renome nas áreas de saúde, nutrição e gastronomia, convidadas pela presidente do Conselho, Michelle Novaes. Ela mediou o debate com a endocrinologista Isabela Bussade, a ginecologista Viviane Monteiro, a nutricionista Carla Simonelli e a chef de cozinha, Marina Mattos.

“Neste encontro, vamos celebrar o Dia Internacional da Mulher e discutir temas essenciais para a longevidade feminina. Contamos com a presença de renomadas especialistas, que compartilharam seus conhecimentos e experiências para inspirar um estilo de vida mais saudável e próspero”, disse Michelle.

A presidente do Conselho agradeceu a presença do presidente Josier Vilar, “sua presença aqui hoje é muito importante para nós, porque valoriza o nosso Conselho da Mulher aqui na Associação Comercial. Também destacou a presença da vice-presidente do Conselho Superior da ACRJ, Marta Arakaki, uma empreendedora que sempre atuou em favor do empreendedorismo feminino dentro e fora da ACRJ.

Abrindo o debate, a Drª Isabela Bussade falou sobre as medidas preventivas a serem adotadas para manter a saúde hormonal em equilíbrio, fator crucial para o bem-estar e a longevidade das mulheres. E ressaltou que a expectativa de vida hoje é muito maior do que há alguns anos. “A expectativa média hoje chega a 82 anos em algumas sociedades. Dobramos o nosso tempo de existência”, disse. Ela falou ainda sobre o estresse patológico, que pode afetar este equilíbrio hormonal e trazer muitas consequências nocivas para a saúde da mulher, como a privação crônica do sono, entre outros fatores.

A ginecologista Viviane Monteiro compartilhou sua experiência na prevenção e detecção precoce de problemas de saúde e de que forma o estresse pode impactar a saúde reprodutiva da mulher. Abordou ainda o uso dos anticoncepcionais, a vida sexual ativa em várias idades, menopausa, as opções e possibilidades que as mulheres têm a sua disposição hoje para engravidar, entre outros temas. “É muito importante falar sobre todos esses assuntos e, principalmente, como essa questão do estresse tem um impacto importante na vida reprodutiva da mulher”, explicou.

A nutricionista Carla Simonellii mencionou as principais diretrizes para uma alimentação preventiva e como isso pode ajudar a evitar doenças crônicas nas mulheres. Fechando o grupo, a chef Marina Mattos, que assinou o menu do almoço oferecido pelo Conselho às convidadas, revelou como a gastronomia pode ser um prazer que contribui para a nossa saúde destacando a importância de pratos que são tão saborosos quanto bons para a saúde e prevenção de doenças.

Josier Vilar e Michelle Novaes na abertura do evento
Confraternização de conselheiras e convidados
Michelle Novaes e a chef
Marina Mattos
Josier Vilar deu as boas vindas no encontro pelo Dia Internacional da Mulher
Confraternização de conselheiras e convidadas
Michelle Novaes e Marta Arakaki com as palestrantes

Fotos: Miguel Sá