Menu fechado

Notícias

Rio de Janeiro debate rumos para Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado em evento que conta com o apoio da ACRJ

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, pesquisadores, professores, estudantes, empresários e autoridades do Executivo e Legislativo se reúnem na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para debater e propor caminhos para o fortalecimento da CT&I no Estado do Rio de Janeiro e contribuir para a Conferência Nacional. O evento é gratuito e acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. As vagas são limitadas e não há necessidade de inscrição prévia para participar.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), que faz parte do Comitê Organizador. O evento terá a participação do presidente do Conselho Empresarial do Ecossistema da Saúde da ACRJ, Denizar Vianna, que será um dos debatedores do painel sobre o Complexo Econômico Industrial da Saúde.

Assista aqui a mensagem do presidente da ACRJ, Josier Vilar.

O evento se insere no contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, no mês de junho, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

No Rio de Janeiro, o encontro regional debaterá temas como o complexo econômico e industrial da saúde, tecnologias de baixo carbono e transição energética, inovação pelo oceano, violência, cidade e metrópole, comunicação, divulgação científica e ciência básica. Ao término do evento, um mapa de ações será elaborado, para apresentação na Conferência Nacional.

Para Ligia Bahia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), integrante do comitê organizador, a Conferência Estadual “representa um marco virtuosos para as  relações entre ciência e desenvolvimento social sustentável – a reunião de esforços para que o RJ lidere processos inovadores para a efetivação da cidadania e consolidação da democracia. “

Programação e mais informações: https://conferenciaestadual.rio.br/

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro

Dia 26/02: Sala Nelson Pereira dos Santos. Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ

Dia 27/02: Bloco A, Campus do Gragoatá. Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N – Niterói – RJ

Comitê Organizador: Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Universidade Federal Fluminense (UFF).