Menu fechado

Notícias

ACRJ inaugura a exposição de fotos sobre o carnaval

O presidente da ACRJ, Josier Vilar, e o vice-presidente Eduardo Rebuzzi, participaram nesta 3ª feira (16/1), da abertura da exposição “O Carnaval que Ninguém Vê – O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, do fotógrafo Riccardo Giovanni. A coletânea de oito peças ficará em cartaz até o dia 9 de fevereiro no hall de entrada do edifício-sede da ACRJ, no Centro do Rio. A visitação é gratuita, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h.

A iniciativa faz parte do programa de exposições da ACRJ, através do Conselho Empresarial de Cultura. Entre outros convidados, estiveram presentes na abertura, a presidente do Conselho Empresarial de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária da ACRJ, Célia Domingues, e o membro do Conselho de Cultura, Luís Guillermo Diez Atienza. “É um privilégio receber esta exposição, que ressalta um outro lado desta festa maravilhosa, que é o carnaval, mas que ninguém vê. Destaco aqui também a parceria com o projeto ILove Rio e o trabalho que é feito por você Riccardo, na distribuição de royalties a todos os envolvidos no seu trabalho, ou seja, as pessoas retratadas nas fotos, as Escola de Samba e tantas outras pessoas que contribuem para esta exposição seja um sucesso”, destacou Josier Vilar.

Durante o evento de abertura, foi anunciada a parceria da ACRJ com o projeto Ilove Rio, idealizado e criado por Giovanni, e a disponibilização, em breve, destas fotografias ao grande público. As peças serão comercializadas em diversos locais pelo Rio de Janeiro, começando pelas lojas do Trem do Corcovado e do Cristo Redentor em data a ser divulgada.

“Este produto que vamos comercializar simboliza a beleza, a riqueza, o talento, a criatividade e a emoção que cada participante traz aos desfiles. Esta é a primeira vez que algo assim é criado, permitindo que todos mantenham os desfiles vivos em seus corações o ano todo, admirando-os como uma belíssima forma de arte”, acrescentou Riccardo Giovanni.

As oitos fotografias da exposição, com mais de um metro de tamanho, mostram de forma inovadora detalhes dos desfiles da Sapucaí. Um dos principais objetivos do artista, que é membro do Conselho de Cultura da ACRJ, é posicionar os desfiles como uma forma de arte em si, destacando a riqueza, o talento, a paixão e a criatividade que cada participante traz para o evento. Utilizando uma técnica que mistura preto e branco com o uso simplificado de cores, é possível apreciar tanto os figurinos quanto as emoções dos participantes. Em várias telas, o resultado parece um tridimensional repleto de emoções.

A obra completa de Riccardo Giovanni, desenvolvida ao longo de oito anos, tem um total de sessenta e seis peças e foi inaugurada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM-Rio. Vários painéis já ficaram em cartaz em diversos locais, como na sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e no icônico Palácio Tiradentes.

Sobre o artista
Riccardo Giovanni é arquiteto do I Love Rio, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro. Em 2017, publicou o livro em inglês Think Rio, com mais de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense. Giovanni foi agraciado com a Medalha Tiradentes, pelo trabalho do I Love Rio.

Serviço
Exposição O Carnaval que Ninguém Vê – O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”
Local: Rua Candelária, 9 – Centro do Rio – hall de entrada
Horário: 2a a 6a feira, das 10h às 17h
Período: 16/1 a 9/2
Informações: 2514-1280

Eduardo Rebuzzi, Célia Domingues, Luís Guillermo,
Josier Vilar e Riccardo Giovanni
Josier Vilar destacou a parceria que viabilizou
a exposição

Fotos: Priscilla Saavedra