Menu fechado

Notícias

Exposição de fotos sobre o carnaval será inaugurada no hall da ACRJ

A ACRJ, através de seu Conselho Empresarial de Cultura, dá continuidade ao programa de exposições no hall do edifício-sede e inaugura, nesta 3ª feira, dia 16/1, a partir das 16 horas, uma coletânea de oito peças da exposição “O Carnaval que Ninguém Vê – O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, do fotógrafo Riccardo Giovanni. A exposição ficará em cartaz no hall de entrada do prédio da ACRJ, na Rua Candelária 9, no Centro do Rio, de 16/1 a 9/2. A visitação é gratuita, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h.

As oitos fotografias da exposição, com mais de um metro de tamanho, mostram de forma inovadora detalhes dos desfiles da Sapucaí. Um dos principais objetivos do artista, que é membro do Conselho de Cultura da ACRJ, é posicionar os desfiles como uma forma de arte em si, destacando a riqueza, o talento, a paixão e a criatividade que cada participante traz para o evento.  Utilizando uma técnica que mistura preto e branco com o uso simplificado de cores, é possível apreciar tanto os figurinos quanto as emoções dos participantes. Em várias telas, o resultado parece um tridimensional repleto de emoções.

A obra completa, desenvolvida ao longo de oito anos, tem um total de sessenta e seis peças e foi inaugurada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM-Rio. Vários painéis já ficaram em cartaz em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, na sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no icônico Palácio Tiradentes, entre outros locais.

Sobre o artista

Riccardo Giovanni é arquiteto do I Love Rio, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro. Em 2017, publicou o livro em inglês Think Rio, com mais de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense. Giovanni foi agraciado com a Medalha Tiradentes, pelo trabalho do I Love Rio.

Serviço

Exposição O Carnaval que Ninguém Vê – O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”

Local: Rua Candelária, 9 – Centro do Rio – hall de entrada

Horário: 2a a 6a feira, das 10h às 17h

Período: 16/1 a 9/2

Informações: 2514-1280