Notícias

Conselho de Varejo faz balanço da Black Friday e apresenta a história da Drogaria Venâncio

O presidente do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ, Juedir Teixeira, abriu a reunião do dia 8 de dezembro apresentando dados sobre o impacto da Black Friday no e-commerce. De acordo com pesquisa da empresa de dados Neotrust, houve uma redução de 15% nas vendas e 17,6% no número de pedidos em relação ao ano passado. Os destaques de vendas foram os setores de eletrodomésticos, moda e acessórios. Para os conselheiros presentes na reunião, esta também foi a tendência das vendas físicas, ou seja, pouca relevância nos resultados.

“A Black Friday não tem o mesmo impacto no Brasil, do que nos Estados Unidos por exemplo. A data em si não significa aumento de vendas, porque ela é diluída ao longo do mês de novembro. Outros fatores, como descontos pouco atrativos, e o comércio virtual, também afetaram o movimento no comércio popular de rua”, explicou.

Na segunda parte da reunião, o conselheiro Armando Ahmed, fundador e CEO da Drogaria Venâncio, fez uma apresentação sobre a história da empresa, desde sua fundação na Tijuca, em 1979, até os dias atuais. Com 116 lojas e cerca de 4.500 colaboradores, a empresa hoje ocupa o 8º lugar em vendas globais no ranking das dez principais drogarias do país, mesmo sendo a que possui menos filiais entre todas elas.

De acordo com Ahmed, neste mesmo ranking, a Venâncio já ocupou a primeira posição em faturamento por cliente e por loja e durante oito anos foi líder também por metro quadrado em vendas e colaboradores. Segundo ele, a empresa vem acompanhando a evolução do mercado e da tecnologia se adaptando aos novos tempos. Em 2019 foram lançados o APP Venâncio e a primeira marca própria, no ano seguinte, já na época da pandemia, foi iniciada a venda pelo WhatsApp, que perdura até hoje, e em 2021 foi criado o clube de vantagens VC Clube.

Juedir Teixeira encerrou a reunião divulgando o calendário de reuniões e de eventos para 2024, que inclui a realização de dois seminários, sobre Gestão de Empresa Familiar e Tecnologia, e um almoço com empresário varejista.