Menu fechado

Notícias

Missa solene marca a festa da padroeira dos Comerciantes na Igreja dos Mercadores no Centro do Rio

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Um missa solene está marcada para o dia 8 de Setembro, sexta-feira, às 12h, na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores para marcar as comemorações pela Festa de Nossa Senhora da Lapa, a Padroeira dos Mercadores, santa católica de devoção dos comerciantes. A festa, que aconteceu pela primeira vez há 280 anos, foi suspensa durante o fechamento da Igreja, reinaugurada em junho deste ano. A missa solene será acompanhada por metais e órgão, regidos pelo Maestro Marcos Paulo, e cantada pela soprano Juliana Sucupira.

Diversos objetos sacros serão utilizados nesta celebração como a cruz processional, o cálice, as navetas e turíbulos utilizados durante o ritual e que são relíquias do século XVIII. Uma benção especial será dada aos comerciantes, mascates e mercadores. Na oportunidade, a Medalha dos Mercadores será apresentada. Ela foi cunhada com a imagem da Santa especialmente para a festa e poderá ser adquirida na Igreja.

“Depois de tudo que passamos aqui, a pandemia, o abandono do Centro da Cidade, a crise e se estamos de portas abertas e prontos pra outra só pode ser por conta de uma força superior. Nem bala de canhão derrubou a Igrejinha, e isso tudo não é coincidência“, diz a comerciante Maria Izabel Castro, presidente do Conselho de Renovação do Centro da Cidade da ACRJ.

O Igreja fica na esquina da Rua do Ouvidor com a Travessa do Comércio, bem próximo à sede da ACRJ. Foi construída em 1750 em devoção à Virgem da Lapa, trazida pelos portugueses para o Rio de Janeiro por comerciantes no início do século XVIII.

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio