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Projeto do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo – TAV – é apresentado na ACRJ

O Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ recebeu nesta 3ª feira (22/8), o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, que participou da reunião mensal e fez uma apresentação inédita sobre o projeto do trem de alta velocidade que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Segundo o CEO, a ACRJ é a primeira entidade de classe a receber esta apresentação. A reunião também marcou a diplomação dos membros do Conselho para o biênio 2023-2025.

A TAV Brasil foi fundada em fevereiro de 2021 e obteve este ano a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção e operação da estrada de ferro ligando os dois estados. O empreendimento está orçado em R$ 60 bilhões.

Bernardo Figueiredo fez um breve relato do projeto desde a concepção inicial, ainda no ano de 2010. De acordo com o cronograma atual, o projeto está na fase de estudos e viabilidade técnica, que deverá ser concluída em dezembro do ano que vem. Depois das etapas de licenciamento ambiental e desapropriações de imóveis ao longo da ferrovia, a construção deverá levar cerca de sete anos e o início da operação tem previsão para iniciar em 2032.

O presidente do Conselho, Eduardo Rebuzzi, lembrou que há uma expectativa muito grande por parte da sociedade, em especial, do empresariado, pela concretização deste projeto. Com a contribuição de diversos conselheiros sobre o tema ao longo da reunião, Rebuzzi manifestou o apoio favorável do Conselho e adiantou que levará o assunto ao presidente da ACRJ.

“Tenho certeza que é um projeto que será apoiado pelo Governo do Estado, Prefeitura do Rio e pelas entidades representativas dos empresários. Levarei este assunto o presidente Josier Vilar para definir como vamos materializar este apoio da ACRJ”, informou. Bernardo Figueiredo acrescentou que estará à disposição, caso seja interesse da ACRJ, para realizar reuniões periódicas a fim de apresentar o andamento do projeto e facilitar o acompanhamento do Conselho a cada etapa.

O CEO da TAV BR adiantou que o novo projeto está aproveitando parte do traçado estudado para a Licitação de 2010. “As principais alterações serão na chegada em São Paulo e no Rio de Janeiro e nas cidades que se desenvolveram na região em que se situava o traçado, como Resende e Taubaté”, disse.

No Rio de Janeiro, uma das mudanças é que o TAV não passará mais pelo Aeroporto do Galeão, como previsto inicialmente, que será conectado por ramais de outros modais, evitando assim um trecho em túnel submarino. A estações principais definidas estarão localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro (terminais), passando pelos municípios de São José dos Campos e Volta Redonda/Barra Mansa (intermediárias). No Rio, a estação deverá ser na região portuária, com uma segunda opção na Barra da Tijuca a ser definida. Outras possibilidades estão sendo estudadas e em fase de consolidação e discussão com as prefeituras.

Este será o primeiro trem de alta velocidade do país, com extensão aproximada de 417 km e um trajeto de cerca de uma hora e meia entra as duas principais capitais do país. De acordo com Figueiredo, este é um serviço ferroviário de passageiros e carga de alto valor agregado, um modal competitivo com a Rodovia e os Aeroportos e uma opção para o passageiro sem congestionamentos ou atrasos. O TAV vai operar a uma velocidade máxima operacional de 320 km/h com todos os passageiros sentados.

Por Cláudia Moreira