Notícias

Conselho de Turismo reúne principais nomes do setor na ACRJ

A primeira reunião do Conselho Empresarial do Ecossistema do Turismo da ACRJ para a gestão 2023-2025 reuniu, nesta 3ª feira (15/8), os principais nomes do setor e contou com depoimentos do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do secretário de Estado do Turismo, Gustavo Tutuca, e o deputado Federal Felipe Carreras, presidente da Frente Parlamentar em defesa do Turismo da Câmara dos Deputados.

O presidente da ACRJ, Josier Vilar, em viagem ao exterior, participou de forma virtual do encontro e deu as boas-vindas ao presidente do Conselho Sávio Neves e o vice, João Marcello Barreto. Josier Vilar destacou a importância do turismo para a economia da cidade e do estado, acrescentando que o Conselho terá um papel fundamental nesta tarefa de trazer o protagonismo de volta ao Rio.

Compondo a mesa, o presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho, e o presidente da Apresenta, Pedro Guimarães, representando todos os conselheiros. Em um auditório lotado, Sávio Neves agradeceu os presentes nesta reunião inaugural, entre eles, vários empresários; o ex-secretário de Turismo, Nilo Sérgio Felix; o sub-secretário de Turismo da cidade do Rio, Bruno Marques; o fundador da Orla Rio, João Barreto, entre outros.

Neves destacou algumas pautas prioritárias que serão defendidas pelo Conselho durante sua gestão. Uma delas é a Reforma Tributária e a busca será por uma redução da alíquota do futuro IVA, o imposto proposto para unificar os cinco tributos que incidem sobre o consumo de bens e serviços (IPI, PIS, Confins, ICMS e ISS). Para substituir esses impostos será pago o CBS, a Contribuição sobre Bens e Serviços. “O peso dos impostos que o empresário carrega é muito ruim, mas pior será aumentar a carga tributária em cima do setor produtivo. Estaremos atentos a este assunto”, garantiu.

Outra defesa do Conselho será a isenção dos vistos. “Esta é uma eterna luta do nosso setor. Já tínhamos conquistado isso e agora tivemos um recuo, Afeta, principalmente, o maior emissor de turismo do mundo que são os americanos. Somente o Brasil recebe 700 mil visitantes americanos por ano. Só queremos a facilitação e acabar com a burocracia, adotando o visto eletrônico, que o mundo inteiro pratica”, lamentou. Também serão temas do Conselho, a promoção do Rio nas agendas oficiais da Embratur e do Ministério do Turismo e a ligação aquaviária entre os aeroportos do Santos Dumont e Galeão. “A expectativa é que a licitação saia em 40 dias”, disse.

João Marcello Barreto acrescentou que o Conselho vai trabalhar para tirar do papel algumas iniciativas importantes para a cidade. “Como disse o presidente Sávio, as pautas terão foco para que realmente a gente consiga realizar, entregar. Sabemos que o Rio vive de petróleo e gás, mas um dia terá fim. O Rio foi abençoado e o turismo é o motor da nossa cidade. Temos uma grande responsabilidade à frente deste Conselho”, destacou.

Sávio Neves encerrou o encontro informando que as reuniões do Conselho serão realizadas mensalmente, sempre às terças-feiras, de 16h às 18h.

 

Por Cláudia Moreira