Notícias

Membros do Conselho de Varejo são diplomados durante a primeira reunião ordinária

O presidente da ACRJ, Josier Vilar, abriu a primeira reunião ordinária do Conselho Empresarial de Varejo (CDV), realizada no dia 11 de agosto, e deu as boas-vindas aos conselheiros. O novo Conselho, criado para a gestão 2023-2025, tem como presidente, Juedir Teixeira, e Ricardo Guinâncio, como vice-presidente.

Josier Vilar destacou a importância do comércio varejista para a cidade do Rio de Janeiro como gerador de empregos e as dificuldades que os vários segmentos desta cadeia vem passando nos últimos anos. Ele acredita que o time formado pelo presidente Juedir, um especialista nesta área, vai conseguir contribuir para o desenvolvimento do Varejo no Rio. O presidente Josier participou de forma remota e conheceu cada um dos membros presentes após as apresentações individuais.

Juedir Teixeira fez uma detalhada apresentação dos propósitos, desafios e metas do novo Conselho e sobre mudanças, tendências e desafios do varejo. “Um dos desafios hoje é atender a uma mudança de hábitos da sociedade com a diversidade de gerações que se apresenta. Além de precisar operar em todos os canais, melhorar a experiência de compra e os processos de gestão para tornar o negócio mais competitivo”, disse.

Ele destacou que ajudar os empresários do segmento varejista no desenvolvimento de seus negócios, de forma inovadora e sustentável, será o grande propósito deste Conselho, que terá como valores, a transparência, simplicidade, o comprometimento, a empatia e a colaboração entre todos os membros.

Do ponto de vista operacional, ele informou que o Conselho foi estruturado com base em dois pilares: Ecossistema do Varejo e nos Segmentos do Varejo. Para cada pilar foram selecionados membros com conhecimentos e reputação para serem representantes dentro do conselho. São 12 ecossistemas e 11 segmentos.

Ele adiantou que será realizada uma reunião mensal, preferencialmente presencial, e um evento por ano. O primeiro, já agendado para o mês de novembro, será sobre inovação no varejo. Ele também solicitou que cada membro do conselho, seja especialista ou representante de um segmento, apresente pelo menos uma estratégia que possa contribuir para que o conselho cumpra a sua missão e o seu propósito.

Ao final da reunião, todos os presentes foram diplomados pelo presidente Juedir, acompanhado do vice-presidente Antonio Carlos Mendes Barbosa.

Por Cláudia Moreira