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DIA DO CLIENTE

DIA DO CLIENTE

Por Juedir Teixeira – Presidente do Conselho Empresarial do Varejo da ACRJ

O mês de setembro é um mês fraco de vendas para quase todos os segmentos de varejo. Pensando nisso, o empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos, resolveu criar o Dia do Cliente, com o objetivo de homenagear os clientes e ajudar a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os varejistas e, por que não, aquecer as vendas.

O Dia do Cliente, 15 de setembro, que teve início em 2003, já faz parte do calendário comercial brasileiro em 14 estados brasileiros.

As datas sazonais são excelentes para aquecer as vendas e o Dia do Cliente é um dia muito especial, tendo em vista que celebra justamente aquele que faz o varejo acontecer: o cliente ou comprador.

Qual a diferença entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor

Segundo o criador do Dia do Cliente, um dos principais pontos de diferença entre estas duas datas comemorativas podem ser encontrados na própria definição de cada nome: Consumidor é aquele que compra um produto ou serviços para consumo próprio. Cliente é aquele que compra para o seu próprio consumo ou para revender, portanto podemos dizer que o termo cliente é mais abrangente, que busca estreitar a relação entre comprador e vendedor, em toda a cadeia de suprimento, inclusive B2B.

Ações que o varejista pode desenvolver para aproveitar a data, estreitando a relação com seu cliente e vender mais:

  • Na loja online, você pode programar uma janela pop-up – aquele que aparece destacando algo. Ou incluir um banner com indicação de promoção dia;
  • Preparar um mix de produtos com ofertas especiais para chamar a atenção de seus clientes e conquistar novos consumidores;
  • Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora com as principais ofertas oferecidas para chamar a atenção do público passante;
  • Fazer um trabalho nas mídias socais, com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas preparadas para o seu dia;
  • Preparar a equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento da venda para não perder nenhuma oportunidade de converter passantes em comprador;
  • Se a sua equipe der um show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, e aumentar a sua base de cliente;
  • Pesquisar seus principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra-atacar com alternativas de maior atratividade;
    O varejo é feito de detalhes e oportunidades e você não deve perder nenhuma oportunidade de ficar perto de seus clientes atuais e atrair novos clientes e o Dia do Cliente é uma delas.

Juedir Teixeira - JTB Consultoria