Menu fechado

Notícias

Plano estratégico do Rio é debatido na reunião do Conselho de Logística

Nelson Rocha, Eduardo Rebuzzi e Delmo Pinho

O Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ recebeu, dia 18 de maio, o professor e especialista em finanças, Nelson Rocha, ex-secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro. Ele foi recebido pelo presidente do Conselho, Eduardo Rebuzzi, e o vice, Delmo Pinho.  Nelson Rocha detalhou o plano de recuperação fiscal do estado, que foi a base para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do RJ (PEDES) para os próximos 40 anos. “O plano foi desenhado com base científica e o objetivo é resgatar o desenvolvimento econômico do estado para que a sociedade se beneficie dele em seus vários aspectos”, disse.

Segundo ele, oito missões definidas pela equipe técnica vão orientar o desenvolvimento econômico regional de longo prazo, inovativo e social e ambientalmente sustentável. Todas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs). Ele detalhou cada uma das missões correlacionando com os Complexos Econômicos. “Os complexos possuem pelo menos um setor lídercom força catalisadora para indução e transformação da estrutura produtiva em diferentes escalas, contribuindo para a formação de complexos regionais”, explicou. Cinco áreas foram identificadas como potenciais Complexos Econômicos no estado, com peso na economia fluminense e vantagem competitiva, entre outros critérios. São elas: petróleo e gás, infraestrutura e logística, economia verde, economia do mar, saúde e cultura e turismo.

Segundo Nelson Rocha, a partir destes modelos, e “se tudo andar adequadamente” a expectativa é de que o crescimento, do ponto de vista do PIB, seja próximo de 1 trilhão de reais até 2028, com geração de 1 milhão 151 novos empregos. “Para que isso se torne uma verdade é preciso que tenhamos investimentos do Estado, do setor privado e outras ações, como segurança”, acrescentou.

Nelson Rocha listou as missões, com base nas ODSs: Erradicação da extrema pobreza; Segurança alimentar e nutricional da população fluminense; Economias urbanas fortes e cidades socioambientalmente inclusivas; Segurança hídrica do território fluminense; Descarbonização do Estado do Rio de Janeiro; Redução do impacto dos resíduos sólidos; Vantagem competitiva associada à economia do conhecimento; e Ampliação e desconcentração territorial das oportunidades de trabalho e emprego.

A ex-deputada estadual Aspásia Camargo participou da reunião e destacou que é preciso levar a sério este diagnóstico “para que possamos destravar os obstáculos que estão impedindo o desenvolvimento do estado. Pela sua apresentação, a territorialidade é algo fundamental em todo este processo”, acrescentou.

“Esta foi uma apresentação muito impactante. Me preocupa como vamos avançar para que este plano se torne um planejamento de Estado e não de um Governo”, ressaltou o presidente Rebuzzi. Em sua fala, Delmo Pinho voltou a relembrar os problemas que o Rio está sofrendo em áreas importantes, como a de transportes, energia e segurança e quem vem afastando os investidores.

O encontro na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui