Menu fechado

Notícias

O monumento ao Visconde de Mauá

A estátua de três metros de altura de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, considerado o maior empreendedor do Brasil, será reinaugurada no próximo dia 28 de abril, a partir das 11h, na Rua Candelária, 9.  O monumento é uma homenagem ao patrono da bicentenária Associação Comercial do Rio de Janeiro. O evento contará com uma apresentação especial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, que este ano comemora 100 anos.

A escultura, instalada em frente ao edifício-sede da ACRJ em 2015, foi totalmente restaurada graças a uma parceria entre a ACRJ e o Sistema Fecomércio RJ. Irineu Evangelista, que foi o terceiro presidente da Associação Comercial, é considerado pelos historiadores como um dos mais visionários empresários brasileiros. A cidade do Rio deve muito a ele seu desenvolvimento urbano e industrial.

A estátua de Mauá dá as boas-vindas aos visitantes do icônico prédio da ACRJ, um edifício de 15 andares que faz parte do conjunto arquitetônico tombado Art Déco, decretado Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro.