Menu fechado

Notícias

Especialistas participam do seminário “Agenda Positiva de Governança”

O presidente do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ, Humberto Mota Filho, recebeu nesta 6a feira, dia 14/4, especialistas que participaram do seminário “Agenda Positiva de Governança”. O evento debateu governança florestal, compliance bancário, LGPD e armazenamento em nuvem e corrupção empresarial e administração pública.

Participaram a presidente da AMIF, Adriana Maugeri; o procurador da Fazenda Nacional, André Martinez; o diretor de tecnologia da Tavtec, Theonácio Lima Júnior; e o procurador do Estado, Victor Aguiar de Carvalho.

Ao abrir o evento, Humberto Filho apresentou os convidados e destacou que esta “é uma agenda desafiadora, mas que deve ser uma obra coletiva de todos os setores.”

Adriana Maugeri, ao falar sobre governança florestal, explicou a atuação da Associação Mineira da Indústria Florestal, que representa a cadeia produtiva mineira de florestas plantadas, e possui mais de 40 anos de atuação. A presidente informou que Minas Gerais é o maior produtor mundial de carvão vegetal e possui maior área de florestas plantadas no Brasil, com 2,3 milhões de hectares. Ela mostrou como funciona a área de governança da instituição, a estrutura e a performance, os temas principais de discussões setoriais, os pontos de atenção, entre outros.

O compliance bancário foi o tema do procurador da Fazenda Nacional e ex-superintendente de Compliance do Banco Itaú, André Martinez. Ele explicou as atribuições e os requisitos do compliance officer bancário, destacando que “é o guardião da reputação, da imagem e da marca da empresa no mercado”. Ele destacou, no entanto, que compliance não deve ser considerada uma área jurídico-consultiva.

O diretor de Tecnologia da Tavetc Tecnologia, Theonácio Lima Júnior, chamou a atenção sobre a segurança e a guarda dos dados pessoais, ao abordar a LGPD e o armazenamento em nuvem. Ele citou diversos exemplos em áreas variadas, inclusive com experiência pessoal sobre seus próprios dados, e lembrou que não adianta que as empresas tenham a melhor Política de Segurança da Informação, é necessário treinamento dos colaboradores que vão atuar neste segmento.

O livro Corrupção Empresarial e Administração Pública: Diagnóstico e estratégias de enfrentamento, do advogado Victor Aguiar de Carvalho, foi o tema de sua palestra, onde ele focou nas tensões entre o meio empresarial e a administração pública e nas contratações por meio de licitação. Ele destacou que as empresas envolvidas em algum caso de corrupção só têm a perder, “pois em longo prazo, ela terá sua reputação manchada, prejudicando os negócios”.  Por meio de uma política de compliance, de acordo com ele, é possível que a empresa evite os ilícitos e colabore com as autoridades em uma possível investigação.

O presidente do Conselho, Humberto Filho, encerrou o evento ressaltando que este tipo de debate será sempre uma prioridade. “Nosso objetivo é contribuir para gerar interações de qualidade entre o público e o privado, criando novos laços de confiança e promovendo um debate cada vez mais qualificado”, concluiu.

O debate na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga, no YouTube. Acesse aqui