Menu fechado

Notícias

Gestores e especialistas debatem a indústria cultural

O presidente em exercício da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, abriu o seminário “Os desafios da cultura e as perspectivas nos municípios”, realizado pela ACRJ, através de seu Conselho Empresarial de Assuntos Culturais, dia 12 de abril. O encontro teve como debatedores os secretários municipais de Cultura de Niterói, Júlia Pacheco, e de Maricá, Sady Bianchin, e o ex-secretário do Rio, Marcus Faustini. O presidente do Conselho, Douglas Fasolato, foi o moderador do encontro, que também contou com a participação da vice-presidente dos Conselhos Empresariais, Irini Tsouroutsoglou.

Daniel Homem de Carvalho relembrou sua atuação na área cultural e sua amizade com o professor Darcy Ribeiro. “Também quero registrar aqui a presença de duas pessoas muito queridas e amigas. O membro do nosso Conselho, Haroldo Costa, ator, escritor, produtor e sambista, com quem tenho uma história longa. E a instrumentista Rosana Lanzelotte, a maior cravista do Brasil, que conheço há muitos anos e com quem também atuei junto em prol da cultura”, disse.

Ele destacou que sua gestão tem focado muito na área cultural, sob a perspectiva da economia. “Nosso foco é a cultura do ponto de vista da indústria cultural, que é muito importante especialmente para o Rio de Janeiro, que tem uma conexão com o turismo e com serviços. Por isso, a razão deste seminário”, destacou.

Douglas Fasolato acrescentou que este é o primeiro de uma série de encontros com a finalidade de debater as experiências de gestão cultural nos municípios, no estado e no país. Também serão discutidos os planos dos governos frente às demandas da população e a real situação do setor diante do orçamento, dos recursos humanos e da capacidade de execução. “O seminário também nasceu da necessidade de debater as propostas da Agenda Positiva da ACRJ, no âmbito do Conselho de Assuntos Culturais. Este documento é elaborado a cada eleição municipal, estadual e federal. Nele estão proposições que a Casa considera importante, a partir das contribuições de cada Conselho Empresarial”, explicou.

O encontro reuniu gestores e profissionais especialistas para debater cultura. “Sempre defendendo que na gestão da cultura estejam pessoas comprometidas com a causa da cultura e com as políticas públicas para o setor. Esse foi o critério de escolha dos nossos convidados hoje. Estão aqui pessoas representativas e capazes de contribuir para promover o diálogo com artistas, produtores, terceiro setor, empresários e a comunidade interessada”, afirmou.

As palestras estão disponíveis na íntegra no Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui