Menu fechado

Notícias

Debate na ACRJ vai gerar documento sobre a importância da energia nuclear para o Brasil

Júlio Lopes, Daniel Homem de Carvalho e John Forman

A energia nuclear foi tema de um debate promovido pelo Conselho Empresarial de Energia da ACRJ, nesta segunda-feira (10/4). Com a presença do deputado Federal Júlio Lopes e do vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), André Luiz Osório, como debatedores, o encontro ainda reuniu o membro do Conselho de Energia da ACRJ e presidente da ABEN, John Forman, e a presidente do Conselho, Joisa Dutra. O evento foi aberto pela vice-presidente dos Conselhos Empresariais da ACRJ, Irini Tsouroutsoglou.

Os participantes informaram que será produzido um documento sobre o setor, as potencialidades da energia nuclear e sua importância estratégica para o Brasil. A intenção é levar este documento ao comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, para que possa estar na pauta de ações prioritárias da Marinha, assim como o uso do Centro Industrial Nuclear de Aramar, no interior de São Paulo. Este centro é a base do Programa Nuclear da Marinha do Brasil. O presidente em exercício, Daniel Homem de Carvalho, adiantou ao deputado que vai enviar uma carta solicitando uma audiência ao comandante para tratar deste assunto.

O deputado Júlio Lopes anunciou a instalação da Frente Parlamentar sobre o tema, que conta com a participação de 204 deputados e 134 senadores. “O que significa que o Congresso Nacional despertou para esta questão, através da nossa iniciativa, porque percebemos a oportunidade de crescimento do Rio de Janeiro neste setor. É uma oportunidade única. Aqui no estado está o maior contrato em vigência, que é justamente o de Angra 3, como mencionado aqui, no valor de R$ 21 bilhões”, afirmou.

Joisa Dutra acrescentou que o Conselho de Energia “fará o dever de casa” e dará sua contribuição com informações e um planejamento que poderá servir de subsídio para futuras ações para alavancar este setor.

O vice da ABEN, André Osório, que também faz parte da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas do Governo Federal), fez uma apresentação sobre a importância da usina de Angra 3 para o estado do Rio de Janeiro. Ele mostrou os aspectos competitivos desta fonte nuclear na matriz elétrica nacional e ressaltou que “Angra 3 é o maior empreendimento do Brasil hoje na área energética, com quase R$ 21 bilhões de investimento”. Osório disse ainda que o Brasil possui a 6ª maior reserva do mundo, mas a participação das usinas de Angra 1 e 2 na matriz nacional equivale a cerca de 2%.

O debate na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui

André Osório, Irini Tsouroutsoglou, Júlio Lopes, Joisa
Dutra e John Forman