Menu fechado

Notícias

Governador Cláudio Castro é homenageado na ACRJ e fala sobre economia, segurança e meio ambiente

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou nesta quinta-feira (6/4) do tradicional Almoço do Empresário, promovido pela ACRJ. Cláudio Castro falou sobre as perspectivas econômicas para o Rio de Janeiro, segurança, oportunidades de negócios, sustentabilidade, entre outros temas. Na ocasião, o governador recebeu a medalha Bicentenário do Visconde de Mauá, a maior honraria concedida pela Associação Comercial.

O presidente em exercício da Associação Comercial, Daniel Homem de Carvalho, abriu o evento destacando que “a ACRJ, historicamente, tem sido palco dos grandes debates cujos temas dizem respeito ao desenvovimento de nosso Estado”. Ele abordou diversos assuntos de interesse do empresariado, como mobilidade, tributos, emprego, segurança, concessões.

Chamou a atenção, especialmente, para a necessidade de uma racionalidade tributária. “Os impostos não podem ameaçar a sobrevivência do pagador de impostos. Nesse aspecto, muito nos preocupa a proposta de reforma tributária que indica um aumento expressivo da taxação do setor de serviços”, disse.

Eele disse quer os empresário esperam a edição de uma lei de transação tributária para débitos com o Estado do Rio. “Esse instrumento, que tanto tem beneficiado a União e o Município do Rio – que já editaram suas leis -, parece ser uma ótima alternativa para salvar contribuintes bons pagadores de tributos, bem como incrementar o caixa do tesouro estadual”, complementou.

Ele lembrou que a economia do nosso tempo, baseada na inovação e na tecnologia, não pode ser massacrada por uma tributação irracional. “Sei que o governador tem, entre as suas preocupações, esse tema. Tenha certeza que a ACRJ estará a seu lado na luta pela preservação do setor de serviços.

Cláudio Castro encerrou o encontro fazendo um balanço deste início de mandato, abordando a questão da desburocratização, da agenda ambiental, da pacificação política do Estado, “sem brigas entre o Legislativo e o Judiciário” e do diálogo permanente com o empresariado.

“Acreditamos em um Rio de Janeiro desenvolvido, justo, mas sustentável. Somos o estado mais evoluído na Agenda 2030 hoje. Sobretudo com a bolsa verde, o Rio tem tudo para ser a capital verde da América Latina, sem ser uma agenda polarizada. Queremos começar a destruir muros e construir pontes”, afirmou.

O evento da íntegra está disponível do Canal ACRJ Divulga, no YouTube. Acesse aqui

Fotos: Adolfo Castro