Menu fechado

Notícias

Conselhos de Educação e Inovação debatem o planejamento estratégico para 2023

Os temas a serem abordados pelos Conselhos Empresariais de Educação e de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, ao longo deste ano, foram pauta da reunião conjunta realizada dia 28 de março. O presidente do Conselho de Educação, Paulo Milet, abriu a reunião pedindo a participação de todos e destacando a lógica do aprendizado ao longo da vida para todos e não apenas nas salas de aula.

A vice-presidente do Conselho de Educação, Sylvia Meireles, comentou sobre alguns resultados da pesquisa que dará base para o planejamento estratégico dos dois conselhos. Um deles se refere aos temas considerados mais relevantes pelos 35 conselheiros que responderam a pesquisa. Ela adiantou que gamificação da educação, ChatGPT, metaverso, ODSs da ONU e ESG foram alguns dos assuntos apontados pelos participantes da pesquisa. Durante a reunião, também foram abordados outros temas, entre eles, o impacto da AI (ChatGPT) nas profissões e a importância da inovação na educação. Sylvia informou que o resultado completo da pesquisa será apresentado e discutido nas próximas reuniões.

A conselheira Cláudia Costin lembrou que o tema Juventude, Educação e Inovação precisa ser contemplado, com o viés da empregabilidade dos jovens. Ela também defendeu o uso do ChatGPT, apesar de opiniões contrárias de vários educadores. “Ainda há um olhar de desconfiança, como toda nova tecnologia. Mas acredito que este pode ser um instrumento interessante para o mundo do trabalho e para a educação. Não irá substituir o cérebro humano, mas pode ser uma grande ferramenta na mão de um grande educador”, ressaltou. O presidente do Conselho de Inovação, Caio Silva, destacou essa abordagem da “Educação para a inovação” (preparar as pessoas) e não apenas da Inovação para a Educação (uso da tecnologia).

Os membros dos conselhos também abordaram a questão do financiamento de projetos e os incentivos fiscais disponíveis. Sylvia Meireles sugeriu a criação de uma cartilha que possa ajudar na captação de recursos junto às empresas. “Podemos buscar parceria com outros conselhos da ACRJ, como o Jurídico e o de Compliance, para entender este processo e as dificuldades na captação dos recursos que estão disponíveis para projetos na área de educação”, sugeriu.

Milet adiantou ainda que há planos de lançamento de uma revista on line do conselho e que a Riosoft está discutindo os temas para a RIOINFO de setembro. “Vários desses assuntos discutidos hoje podem ser sugeridos para lá”, disse.

As próximas reuniões dos conselhos serão realizadas dias 11 e 25 de abril, sendo a última, talvez presencial, na sede da ACRJ.