Menu fechado

Notícias

ACRJ e Sistema Fecomércio RJ inauguram exposição da escultura da artista Maria Martins

O presidente em exercício da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, e o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, inauguraram, dia 24/3, a exposição Maria Martins: obra em destaque, apresentando a escultura “Galo Gaulês II”. Esta obra faz parte do acervo cultural da Casa de Mauá formado ao longo dos 213 anos de sua atuação. O evento foi realizado no hall do edifício-sede da Casa de Mauá e além dos dois presidentes, contou com a participação da secretária Estadual Especial das Mulheres, Heloísa Aguiar; do presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ, Douglas Fasolato, de beneméritos, diretores e conselheiros da ACRJ, integrantes do Sistema Fecomércio RJ e convidados.

Daniel Homem de Carvalho ressaltou que a parceria entre o Sistema Fecomércio RJ, através do Senac RJ, e a Associação Comercial reforça a intenção das duas principais entidades do setor comercial de “recuperar o protagonismo do Centro do Rio que tem no prédio icônico da Associação Comercial um marco histórico importante para a cidade. É uma honra receber todos vocês nesta casa do empresário, também conhecida como a Casa de Mauá, para a inauguração desta escultura da Maria Martins, uma artista tão importante do cenário cultural do Rio e do país”, ressaltou.

Daniel destacou a participação do Conselho de Assuntos Culturais da ACRJ, na pessoa do presidente Douglas Fasolato, e de diversos conselheiros presentes, que foram incansáveis para montar esta exposição. Ele ainda mencionou o livro sobre os 100 anos de história contada pelo Jornal do Commercio, e que mostra a importância do comércio do Rio de Janeiro. A obra foi cedida pelo Sistema Fecomércio RJ para o evento.

Antonio Queiroz falou sobre a importância histórica da bicentenária ACRJ e da parceria entre as duas instituições, que faz parte do projeto do Sistema Fecomércio RJ de recuperação do Centro do Rio. “A Associação Comercial do Rio para o Brasil tem uma representatividade que conta a história do país, a história econômica brasileira. O desenvolvimento do nosso país nasceu aqui, pela mão de um grupo de grandes empresários. Poder participar um pouco dessa história é uma honra para o Sistema Fecomércio RJ. O comércio sempre foi a alma do Rio de Janeiro e essa iniciativa cultural faz parte do projeto de revitalização do Centro do Rio. A imagem da ACRJ deve ser reverenciada por todo o empresariado brasileiro”, afirmou o presidente Antonio Queiroz.

Como a primeira secretária da pasta criada pelo Governador Cláudio Castro, Heloisa Aguiar disse que foi muito emblemático participar de um evento na casa dos empresários, pois, segundo ela, “somente através do emprego e de mais oportunidades para a força de trabalho feminina será possível interromper o ciclo de violência contra as mulheres. Precisamos que o empresariado carioca e fluminense nos ajude. Contratem mulheres, criem conselhos, ajudem na sua capacitação. Esta força de trabalho está pronta para somar e contribuir para a transformação do nosso Estado”, destacou.

Douglas Fasolato agradeceu aos conselheiros Vera Tostes, Vanda Klabin, Lucy Barreto e Sérgio Costa e Silva, que se engajaram para apoiar na viabilização desse projeto. “Reconhecemos e valorizamos estar diante de uma obra de Maria Martins, que a Associação Comercial do Rio de Janeiro resgatou do seu ambiente privado para proporcionar o encontro com o público para apreciá-la. Maria Martins é uma referência para os estudos da arte moderna no Brasil, mas só foi revalorizada a partir do início dos 2000”, lembrou.

Encerrando o evento, a saxofonista, flautista e arranjadora Daniela Spielmann fez uma homenagem ao centenário de Waldir Azevedo com o show Clássicos da Bossa Nova e do choro. A apresentação faz parte do Projeto Música no Museu, realizado pelo conselheiro Sérgio Costa e Silva.

Todas essas atividades fazem parte projeto de Valorização e Difusão do Acervo da ACRJ. A ACRJ não apenas construiu um dos mais célebres monumentos do Art Déco – o Palácio do Comércio, onde funciona sua sede – como reuniu uma coleção com obras de arte integradas (esculturas, quadros e documentos), além de mobiliário. Outras iniciativas estão previstas com o objetivo de valorizar este acervo histórico e artístico da ACRJ. Entre elas, visitas guiadas aos espaços, catalogação do acervo e disponibilização online.

Conheça mais sobre o projeto aqui

O vídeo sobre a parceria ACRJ-Sistema Fecomércio RJ está disponível do Canal ACRJ Divulga. Acesse aqui

A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de maio, de 10h às 17h, com entrada franca. A ACRJ fica na Rua Candelária, 9.

Ficha Técnica

Associação Comercial do Rio de Janeiro

José Antonio do Nascimento Brito – Presidente

Daniel Homem de Carvalho – 1º Vice-presidente em exercício na presidência

Michelle Novaes – 2ª Vice-presidente

Ruy Barreto Filho – Presidente do Conselho Superior

Sistema Fecomércio RJ

Antonio Florencio de Queiroz Júnior – Presidente

Exposição Maria Martins: Obra em destaque

Douglas Fasolato – Concepção e Coordenação

Fernanda Lopes – Curadoria

Luís Antonelli – Expografia

Marcia Neves – Programação visual

Camuflagem – Cenografia

Admardo Rosa – Conservação

José Gomes – Iluminação

Brandão Sign – Impressão