Menu fechado

Notícias

Conselho de Logística retoma debate sobre aeroportos, concessão de rodovias e BRT Transbrasil

A reunião do Conselho Empresarial de Logística e Transporte (CELT) da ACRJ, realizada dia 16 de março, tratou de temas recorrentes que afligem o empresariado carioca e fluminense. Entre eles, segurança pública e planejamento estratégico do Estado do Rio de Janeiro, a concessão da BR 040, o BRT Transbrasil e o novo Terminal Gentileza e a questão dos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Sobre o tema dos aeroportos, o conselheiro Sérgio Vianna informou que foram retomadas as reuniões do Grupo de Trabalho que conta com a participação de representantes dos governos estadual e municipal, além das entidades ACRJ, Fecomércio RJ e Firjan. “Fizemos uma reunião com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para dar continuidade à discussão deste assunto. O GT está trabalhando em um estudo técnico com a proposta de limitação da capacidade de passageiros do Santos Dumont para posterior apresentação ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França”, explicou.  Ele adiantou que, no próximo dia 23, será realizada nova reunião do GT.

Vianna também comunicou que dois eventos estão sendo organizados pela ACRJ. Um deles é com as concessionárias de serviços públicos que atuam no Rio de Janeiro, sejam de âmbito estadual ou federal. O objetivo é apresentar a situação atual dos serviços prestados à população e as perspectivas de melhoria na operação. “Assim poderemos ter um amplo diagnóstico para a elaboração de um planejamento de ações para buscar apoio aos poderes concedentes”, disse. O outro é com as autoridades portuárias federais brasileiras para o debate sobre a importância da dragagem do Porto do Rio para receber navios de 366 metros, os maiores previstos para a Costa Leste da América do Sul.

O presidente Eduardo Rebuzzi falou também sobre a importância de o Governo do Estado apresentar as diretrizes do Planejamento Estratégico do Rio de Janeiro. Os conselheiros concordaram que, devido à urgência de algumas ações que devem ser tomadas, trabalharão como base as estratégias estabelecidas no Plano Plurianual (PPA), em vigor. Ficou decidido que o CELT vai propor à Presidência da ACRJ convidar o Secretário de Planejamento do Estado para fazer uma apresentação sobre o Plano Plurianual – PPA 2024/2027, envolvendo todos os Conselhos.

Sobre a concessão da BR 040 – Rio/Belo Horizonte, o Conselho apresentou um relato detalhado sobre o assunto informando que há uma carta pronta para envio ao ministro dos Transportes, Renan Filho. A sugestão foi analisar o conteúdo deste documento e levar à presidência da ACRJ para definição de uma ação em conjunto com outras entidades parceiras. “Vamos criar uma agenda para retomar este tema com todos os atores envolvidos e interessados em defender um posicionamento que seja melhor para o estado do Rio de Janeiro”, disse Rebuzzi.