Menu fechado

Notícias

ACRJ faz mudanças na Diretoria Administrativa

A Associação Comercial do Rio de Janeiro comunica a todos os associados as mudanças promovidas pelo presidente José Antonio do Nascimento Brito na Diretora Administrativa. Assume a 1ª vice-presidência da ACRJ, o atual vice-presidente Jurídico, Daniel Homem de Carvalho, e a 2ª vice-presidência, a diretora Michelle Novaes.

Também foram nomeados, respectivamente, para as seguintes vice-presidências: Financeira e Administrativa, Diana Oliveira; Conselhos Empresariais, Irini Tsouroutsoglou; Associados, Israel Contage; Jurídico, Luiz Gustavo Bichara; e Relações com as Associações Comerciais e Facerj (Federação das Associações Comerciais do RJ), Pedro Rafael.

Continuam em seus cargos os vice-presidentes de Mercado e Comunicação, Daruiz Paranhos, e de Relações Institucionais, José Roberto Borges.

Conheça a nova diretoria:

Daniel Homem de Carvalho

1° VICE-PRESIDENTE

Advogado, 61 anos, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado, pela PUC/RJ, e em Direito da Regulação e Concorrência, pela Universidade Cândido Mendes, 2009. Possui 38 anos de advocacia, com ênfase em contencioso judicial e administrativo e advocacia estratégica; experiência também no setor público. É sócio de Homem de Carvalho Advocacia com escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília. Possui longo histórico de atividade acadêmica. Foi assessor-chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Fazenda do Município do Rio de Janeiro; membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda (Representante da Confederação Nacional do Comércio); presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro – Loterj; e vice-presidente do Detran-RJ. É conselheiro do Sebrae Rio, vice-presidente da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem. Foi eleito benemérito da Associação Comercial em 2005. Ocupou a Vice-Presidência Jurídica nos mandatos dos presidentes Marcílio Marques Moreira, Olavo Monteiro de Carvalho, José Luiz Alquéres, Angela Costa e José Antonio do Nascimento Brito. É associado da ACRJ desde 2001.

Michelle Novaes

2ª VICE-PRESIDENTE

Bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula, 47 anos, tem MBA em Master of Business Administration e em Gestão de Marketing pelo IBMEC, especialização em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral e em Mediação de Conflitos na Mediare. Trabalhou como comissária de bordo da aviação executiva. Em 2007, após quatro anos na atividade notarial, foi convidada pela tabeliã Fernanda Leitão para o 15º Ofício de Notas. Hoje é substituta legal e CEO. Em 2022, o 15º aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres – os WEPs, Women’s Empowerment Principles, estabelecidos pela ONU Mulheres. Em conjunto com a Gussem. Saad consultoria, aderiu à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) para transformar o 15º no primeiro Cartório Verde do Brasil. É também membro do conselho empresarial do LIDE Rio de Janeiro. No campo social, apoia diversos projetos no Rio de Janeiro, atuando como benfeitora do Pro Criança Cardíaca e embaixadora do RioSolidário e como madrinha da Ong Sonho de Criança, na Rocinha.

Daruiz Paranhos

Vice-Presidente de Mercado e Comunicação

Formado em Relações Internacionais, 70 anos, com especializações em marketing pela PUC-Rio e em Publicidade, Vendas e Gestão realizadas no Brasil, EUA e Europa. Trabalhou na Esso e integrou o board da Esso Brasileira de Petróleo. Em seu último cargo, foi responsável pelo Departamento de Operações de Marketing. Foi vice-presidente de Marketing e Novos Negócios da Artplan Publicidade no Rio de Janeiro. Foi diretor Comercial no Rio de Janeiro do Grupo Bandeirantes, diretor Comercial Nacional e diretor-geral do Grupo para o Rio. Atualmente é diretor Institucional de Mercado da Band SP. Foi também responsável pela criação de uma área de eventos na Band, que trouxe para o Brasil a Fórmula Indy em São Paulo e o concurso de Miss Universo, que esteve aqui pela primeira vez. Foi Presidente da AERJ (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Rio de Janeiro) por dois mandatos consecutivos, e hoje é o vice-presidente da Midiacom, sendo responsável por rádios, jornais e revistas.

Diana Oliveira

Vice-Presidente Financeira e Administrativa

Advogada e empresária, 31 anos, atua por meio da Woodland Atlas, que faz parte da sua holding Artemis Group, em operações de compra e venda de participação societária, estruturação de joint-ventures, consultoria e business development para empresas nacionais e internacionais. É acionista e membro do Conselho de Administração da Amazon Tree, empresa brasileira que atua na tokenização e comercialização de créditos de carbono e projetos de conservação ambiental. Além disso, faz parte do escritório de advocacia Böing | Gleich, especializado em direito societário e mercado de capitais. Adicionalmente, é sócia da Greenwood, empresa de reciclagem sediada no Rio de Janeiro e faz parte da Câmara de Comércio Brasil-Israel. É vice-presidente do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ.

Irini Tsouroutsoglou

Vice-Presidente dos Conselhos Empresariais

Advogada, 38 anos, com atuação no direito empresarial, agronegócio e direito internacional público, administradora judicial, professora e coordenadora de diversos cursos nessas áreas. CEO na IR Consultoria Ltda. Membro de diversas comissões e entidades em alguns estados e da Comissão Especial de Juristas no Senado Federal, na elaboração do Novo Código Comercial, Projeto de Lei n. 487/2013. Autora, coautora e coordenadora de diversas obras e artigos jurídicos nas áreas de direito empresarial, agronegócio e direito internacional público. Possui pós-graduação e MBA em Direito da Empresa, especialista em recuperação judicial, falência, reestruturação de empresa e agronegócio e pós-graduação em Agronegócio. Experiência ao longo da carreira em grandes casos de reestruturação empresarial, falências e recuperações judiciais nacionais e transnacionais como advogada responsável, além das nomeações como administradora judicial. Possui experiência no contencioso e administrativo tributário e em questões relativas ao agronegócio nacional e internacional. É presidente no Conselho Empresarial de Competitividade, Ambiente de Negócios e Agronegócio na ACRJ.

Israel Contage

Vice-Presidente de Associados

28 anos, formado em Relações Internacionais no Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ) – Universidade Candido Mendes (UCAM) e cursando Engenharia de Produção na Universidade Santa Úrsula. Sócio da Contage Millians Engenharia e do Grupo PRMA, consultoria Internacional, Governamental e Institucional. Foi assessor da Presidência da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – ASTCERJ, diretor de Projetos da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI) e presidente do Diretório Acadêmico Herbert de Souza do IUPERJ. É diretor e vice-presidente do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ.

José Roberto Borges

Vice-Presidente de Relações Institucionais

Advogado, 60 anos, formado na PUC Rio com mestrado em Ciências Jurídicas na Universidade Antonio di Nebrija – Madri; pós-graduação em Direito Privado na Universidade de Bari, na Itália; e cursos de especialização em gestão no Insead, na França, e IRI, Itália. É assessor de Governança e Compliance do Sistema Fecomércio Rio e Vogal Titular da OAB na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro. É consultor Jurídico dos seguintes Sindicatos Empresariais: Simde – Sindicato Nacional da Indústria de Defesa e Segurança; SindibebI – Sindicato da Indústria de Bebida do Município do Rio de Janeiro; ModaRio – Sindicato da Indústria de Moda do Município do Rio de Janeiro; Sigraf – Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro; Induscimento – Sindicato da Indústria de Cimento do Rio de Janeiro; e Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Rio de Janeiro. Faz parte do Conselho de Administração da Condor S/A Indústria Química.

Luiz Gustavo Bichara

Vice-Presidente Jurídico

Sócio fundador do Bichara Advogados, 47 anos, Procurador Especial Tributário do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão de Juristas, instituída pelo Senado Federal para reforma da legislação sobre processo administrativo e tributário e do Comitê de Apoio Técnico à realização de diagnóstico do contencioso tributário no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos e Tributários da ACRJ. Cursou o Program of Instruction for Lawyers, da Harvard Law School.

Pedro Rafael

Vice-presidente de Relações com as Associações Comerciais e FACERJ

Internacionalista pelo IUPERJ e jornalista, 30 anos, é empresário, sócio da PRMA Consultoria. Foi presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI). É diretor, vice-presidente e presidente do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ. É especialista do IMil – Instituto Millenium. Foi aluno do RenovaBR e teve diversas passagens pela gestão pública. Ao longo dos anos, participou de vários cursos de gestão pública e conferências pelo Brasil e mundo em prol da Democracia e da Liberdade de Expressão. É apresentador do programa Fala, Jovem! na Rádio Roquette Pinto.