Menu fechado

Notícias

Marcelo Freixo escolhe o Rio para seu primeiro encontro com empresários do setor de turismo

​A reunião com o novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi promovido pelo Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, no Rio de Janeiro, dia 30/1. Ele escolheu o Rio para ter sua primeira reunião com o trade pela importância da cidade e do estado na recuperação e no incremento do turismo.

“Recuperar o Rio de Janeiro é recuperar o Brasil, como diz o presidente Lula. É fundamental. É um desafio enorme. Estamos trazendo profissionais técnicos, reconhecidos pelo mercado e com ampla experiência no país e no exterior. Nossa gestão será focada na eficiência, transparência e parceria com o setor privado” ressaltou Freixo. O presidente da Embratur aproveitou para anunciar que vai defender a abertura, até o fim do ano, de um escritório da empresa no Rio de forma a manter uma parceria permanente com o estado.

Marcelo Freixo também defendeu a isenção de vistos para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália. Para ele, é uma questão técnica e que ajuda a desenvolver o turismo internacional no Brasil.

Ele anunciou que está contratando professores da USP para integrar a equipe da Embratur para a elaboração de um diagnóstico de quem são os turistas no país. E ainda destacou que a empresa será uma aliada do Rio para recuperar o Galeão. Disse ainda que é a favor da criação de uma loteria com retorno para o turismo e que há estudos para atualização da marca brasileira no exterior. 

Alfredo Lopes, presidente do Conselho, apresentou uma pauta sobre questões importantes para o setor no Rio. “A hospedagem via Airbnb, por exemplo, é uma concorrência desleal porque não paga imposto e não dá segurança para o hóspede”, explicou.

Outros pontos foram levantados pelos empresários, como atualização da Ficha Nacional de Registro de Hóspede e a contratação de uma empresa de mídias digitais para promover o turismo, inclusive, o estrangeiro.

O secretário de Estado de Turismo do Estado do RJ, Gustavo Tutuca, destacou a importância de um carioca estar à frente da Embratur. E ressaltou a necessidade de “maior integração das ações do Brasil em eventos no exterior” para otimizar os recursos.

A nova secretária de Turismo do Município do Rio, Daniela Maia, também esteve presente ao evento da ACRJ, que reuniu ainda autoridades e empresários do segmento. Na ocasião, ela adiantou que “a Secretaria vai criar roteiros de viagens, com base nas experiências da Nova Zelândia e Islândia”, que têm obtido sucesso com retorno em investimentos para a área. “Exemplos desses países que investiram muito e hoje são potências turísticas mundiais “, comentou.