Menu fechado

Notícias

Conselho de Jovens debate perspectivas da economia para 2023

O Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ abriu a agenda reuniões de 2023 recebendo, dia 26/1, o sócio e gerente Educacional da Órama, Gilvan Bueno. Nesta primeira reunião do ano, o presidente do Conselho, Pedro Rafael, coordenou o debate sobre as Perspectivas da Economia para 2023, tema da palestra do convidado.

Gilvan Bueno falou sobre o comportamento da economia global, citando países como Estados Unidos, China, Japão e Índia. Este último, segundo ele, “deverá dar as cartas nos próximos anos”, já que vem crescendo mais do que os demais. Apesar de estar próximo de ultrapassar a China, como o país mais populoso do mundo, ressaltou que a Índia está alcançando seu potencial econômico.

Em sua palestra, também abordou questões internas do Brasil, como endividamento, taxa de juros, emprego e política fiscal. De acordo com Bueno, o crescimento de 3% do PIB de 2022 não deve se repetir em 2023. “Apesar de uma perspectiva positiva para alguns setores, o resultado deve ser um baixo crescimento de 0,7% em 2023, tendência já observada no último trimestre de 2022”, explicou. Ele apresentou projeções mostrando que o Brasil deve chegar no final deste ano com um PIB de 0,7% e IPCA de 6,15%, enquanto o dólar deve oscilar entre R$ 5,00 e R$ 5,20 (câmbio médio do ano).

Visitas Técnicas

Pedro Rafael encerrou o encontro informando sobre algumas visitas técnicas que serão promovidas pelo Conselho. A iniciativa dá continuidade à agenda iniciada no ano passado. O presidente do Conselho que já está negociando visitas à sede da Embraer, em São José dos Campos, São Paulo, e ao Porto do Açu e Campos, ambos no interior do Rio. Nesta última, os conselheiros vão participar da inauguração do Conselho de Jovens da Associação Comercial e Industrial da cidade. De acordo com Pedro Rafael, a ideia foi inspirada no modelo da ACRJ. As datas de todas as atividades ainda serão confirmadas.

Fotos: Humberto Souza