Menu fechado

Notícias

Plataforma Rio 2030 é apresentada na reunião dos Conselhos de Educação e Inovação

Os Conselhos Empresariais de Educação e de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ se reuniram dia 22/11 para debater o Plano ONU 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).  Taiana Jung, professora e sócia fundadora da Logos Consultoria, André Luiz Azevedo Guedes, doutor em engenharia civil e dos cursos de TI da Unisuam, e Paulo Milet, empresário, especialista em EaD e presidente do Conselho de Educação, apresentou a plataforma “Rio 2030 – É hora de agir”, da qual ele participa representando a ACRJ, foram os palestrantes. O encontro teve a coordenação das vices-presidentes dos Conselhos de Inovação, Maria Cândida Torres, e de Educação, Sylvia Meireles.

O presidente do Conselho de Inovação, Caio Rainerio, abriu a reunião conjunta destacando a importância da Agenda 2030 sua relevância para o desenvolvimento do Estado e do país. “Este é um assunto que ambos os Conselhos da ACRJ já debatem há algum tempo e hoje teremos uma discussão mais aprofundada com a abordagem dos ODSs”, ressaltou.

Tatiana Jung focou sua apresentação nas Agendas 2030 e ESG. “São temas preciosos que tem uma pauta urgente. A grande questão é onde estamos na realização das metas”, questionou. Segundo ela, a Agenda 2030 está intimamente ligada ao desenvolvimento de Políticas Públicas. “No Brasil, 65% da Agenda só pode se cumprida com o apoio dos municípios através de Políticas Públicas”, disse. E acrescentou que ações de investimento privado por parte das empresas “precisam dialogar com essas iniciativas públicas”.

Abordando o tema Smart Cities e a Nova Economia, André Guedes também mencionou os ODSs, especificamente o 4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) e o 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis). Ele afirmou, entretanto, que todos os Objetivos se conectam para “que se possa atingir uma sociedade melhor”. Ele citou o município de Niterói, que vêm implantando projetos de médio e longo prazo de alto impacto social. “É uma cidade que tem uma agenda que conversa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Porque não é possível desenvolver tecnologia e inovação, por exemplo, sem reduzir as desigualdades sociais”, concluiu.

Fechando as apresentações, Paulo Milet mostrou o projeto Metaverso Rio2030 que está em fase final de desenvolvimento dentro do Rio2030. “Ele faz uma integração entre um ambiente Metaverso e uma área urbana simulada onde os 17 ODSs já estariam cumpridos como se estívessemos em 2030, com energia eólica e solar, praticas sustentáveis, saúde, água, esgoto e florestas, compondo um ambiente de aprendizado e educação”, explicou.