Menu fechado

Notícias

Conselho de Educação debate o uso de jogos na aprendizagem

A terceira edição da série Encontros da Educação, realizada dia 3/11, tratou do tema Jogos na Aprendizagem e foi promovida pelo Conselho Empresarial de Educação da ACRJ. Participaram Patrícia Nogueira, da Faculdade de Tecnologia da UERJ, Alessandro Sassaroli, da empresa Gaming Webedia Brasil, e Alvaro Pistono, da Fábrica de Cursos. Ao apresentar os palestrantes, a vice-presidente do Conselho, Sylvia Meireles, destacou o contexto atual do mercado de games e a demanda das empresas pela gamificação de processos. “É um tema atual e relevante que precisa ser cada vez mais debatido”, disse.

Alvaro Pistono abordou a questão do uso dos games na educação. “ Os jogos são eficientes na aprendizagem, principalmente na educação infantil, isto está mais do que comprovado. Eles têm elementos que facilitam a aprendizagem como a colaboração, os desafios e as recompensas, por exemplo”, completou.

A gamificação e a educação empreendedora foram o foco da fala da professora Patrícia Nogueira, que é o tema dos projetos que aplica com seus alunos. “Nosso objetivo é contribuir com a formação dos alunos, ajudando a desenvolver habilidades empreendedoras como criatividade, inovação, liderança, trabalho em equipe e outras”, explicou. Esse trabalho, disse, é desenvolvido por meio de oficinas e dinâmicas com narrativas gamificadas e uso de espaços digitais interativos.

Alessandro Sassaroli mostrou exemplos de games que já existem no mercado e são muito populares entre os jogadores para mostrar que podem ser usados na aprendizagem. “É como se pudéssemos estimular uma “empatia gamer”, usando os jogos disponíveis de acordo com o interesse do usuário. Se há demanda para uso no aprendizado, existe um game que pode ser utilizado em sala de aula”, ressaltou.

O presidente do Conselho, Paulo Milet, destacou que este é um tema envolvente e interessante nas duas vertentes apresentadas, empresarial e educacional. “São muitas as possibilidades e as abordagens neste assunto, que me interessa desde a década 90”, disse.

O evento na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga, no YouTube. Acesse aqui

Jogue e teste seus conhecimentos em EdTech. Acesse

Crie seu game de graça aqui