Menu fechado

Notícias

ACRJ debate sobre o futuro do Rio em infraestrutura, logística e novos negócios

O Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ promoveu um debate sobre o “Futuro do Estado do Rio de Janeiro – Infraestrutura, Logística e Novos Negócios” com empresários, executivos de concessionárias de serviços públicos e parlamentares, entre outros convidados. O palestrante deputado federal Hugo Leal destacou, para 2023, a necessidade de crescimento econômico e geração de emprego para o estado.

Além disso, o parlamentar ressaltou a importância de se avaliar o modelo de concessão rodoviário adotado e a implementação de avanços tecnológicos, entre outros. Sobre a questão do roubo de cargas, que envolve diretamente o problema da segurança pública, Hugo Leal defendeu a ampliação do policiamento em áreas mais visadas, citando, como exemplos, a Avenida Brasil e a Baixada Fluminense, além de ser imprescindível endurecer a legislação estadual e federal em relação a esse crime.

Durante a palestra foi discutido, também, a concessão de ferrovias e o transporte aquaviário. Mas foi o tema Galeão e Santos Dumont que mereceu maior destaque no encontro. Hugo Leal salientou que “se não houver integração entre os dois aeroportos, um deles vai morrer”.

O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Antonio do Nascimento Brito, enfatizou a união com a Firjan e Fecomércio em torno de vários assuntos. “A união das três instituições, nos últimos tempos, envolvendo o transporte, a logística, o Porto Açu, o Rio Legal e o Galeão, se traduz em um movimento muito importante”, reforçou.

O presidente e vice-presidente do Conselho agradeceram a participação de todos e frisaram que é indispensável uma solução sobre a concessão dos aeroportos. O presidente Eduardo Rebuzzi lembrou que existe “uma pauta a ser seguida para um futuro melhor para o Rio de Janeiro”. O vice-presidente Delmo Pinho observou ainda que “houve uma nova modelagem de concessão para o Santos Dumont e não foi feita nenhuma avaliação no impacto para o Galeão”.