Menu fechado

Notícias

Conselhos Empresariais da ACRJ participam do “Dia D Voluntariar” promovido pela Junior Achievement RJ

Pedro Rafael, Caio Rainerio e Paulo Milet, com a presidente da JA Rio de Janeiro, Graziella Castilho

Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado (28/8), a Associação Junior Achievement Rio de Janeiro (JA Rio de Janeiro), está realizando, dias 30 de agosto, 1º e 06 de setembro, o “Dia D Voluntariar”. A iniciativa contou com a presença dos presidentes dos Conselhos Empresariais de Educação, Paulo Milet; Jovens, Pedro Rafael; e Inovação, Comunicação e Tecnologia, Caio Rainerio e a vice Maria Torres, que foram voluntários na ação realizada no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, dia 30. O objetivo é aplicar o programa Futuro do Trabalho em três escolas estaduais da capital e Região Metropolitana. Participam ainda o Colégio Estadual Horácio Macedo, em Maria da Graça (1/9), e o CIEP 199 Charles Chaplin, em Jardim Gramacho (6/9), município de Duque de Caxias. O evento conta com o apoio institucional da Shell Brasil.

Durante os três dias, cerca de mil alunos estarão envolvidos na iniciativa assim como aproximadamente 100 voluntários.  Em Copacabana, além da ACRJ, os estudantes estiveram ao lado de executivos convidados da Coca-Cola e Rede D’Or e da atriz, jornalista e palestrante Monique Curi, que interpretou vários personagens em novelas da TV Globo, como História de Amor, Laços de Família e Salve Jorge. Em Maria da Graça e Duque de Caxias, os alunos contarão com a mentoria de voluntários corporativos das marcas patrocinadoras do programa Trilha Empreendedora. São elas: Fundação Casas Bahia, Michelin e as empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

O programa traz um panorama sobre o que espera os jovens na porta de saída do Ensino Médio, apresentando-os às novas competências do século XXI e às mudanças em relação à tecnologia. E ainda oferecer orientações de como se preparar para o mercado de trabalho da Quarta Revolução Industrial. Três ações básicas levam os participantes a entender as mudanças que aconteceram no decorrer dos anos até o momento atual e seus impactos na conjuntura econômica.

Sobre a Junior Achievement

A JA é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022 e eleita pelo quarto ano consecutivo como uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood (NGO Advisor). 

Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, em todo o mundo, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. No Brasil desde 1983, conta com uma rede de 150 mil voluntários em mais de 20 estados e no Distrito Federal, impactando cinco milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. 

Membro do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, a JA Rio de Janeiro foi fundada em 1999 e já impactou mais de 320 mil jovens por meio dos programas que realiza com o apoio de empresas, doações, voluntários e parcerias. Um dos destaques é a Trilha Empreendedora, presente em mais de 120 escolas estaduais fluminenses. A organização estimula e desenvolve jovens e estudantes para o empreendedorismo, a educação financeira e a preparação para o mercado de trabalho, em busca de um futuro sustentável e comunidades mais prósperas no contexto de uma economia global.

Para saber mais, acesse: https://jarj.org.b