Menu fechado

Notícias

Maioria do eleitorado brasileiro diz que vai votar nas próximas eleições

A informação foi dada por analistas do Instituto FSB Pesquisa, a partir de estudo realizado para o BTG Pactual, durante reunião do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ, dia 11/08. A pesquisa entrevistou duas mil pessoas e foi divulgada na segunda semana de agosto.

Segundo Alon Feuerwerker, Marcelo Tokarsi e Márcio Freitas, do total de eleitores consultados, 95% afirmam que vão as urnas nas próximas eleições e 4% disseram que não comparecerão ao pleito.

Os analistas ressaltaram que 73% das pessoas entrevistadas não mudam mais o voto, sendo que os mais convictos optam pelo presidente Jair Bolsonaro ou pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O espaço disponível hoje para mudança de voto é de 25%.

Marcelo Tokarsi destacou que “essa eleição está mais polarizada e chamando mais a atenção do eleitor”. Ele comentou que o voto útil pode mudar o cenário de 1º e de 2º turno e que a eleição presidencial ainda não está definida. E ressaltou que daqui para frente é preciso ficar de olho na rejeição dos candidatos e na recuperação da economia. A pesquisa revelou que a redução dos combustíveis e o pacote social, com o Auxílio Brasil, já diminuiu a diferença entre os candidatos.

Alon reforçou que o “voto econômico” tende a decidir a eleição, já que o eleitor está focado com o seu futuro e que o cenário vem mudando com a melhora do PIB e o desemprego decaindo, por exemplo. Ainda sobre importantes setores da economia apoiando os candidatos, Márcio Freitas lembrou que o candidato do governo deve tentar neutralizar o movimento que o está distanciando de significativos segmentos.

O presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, agradeceu e parabenizou a apresentação e avaliou ainda que as notícias da conjuntura econômica mundial e nacional melhoraram. “Nos Estados Unidos, houve queda na inflação. No Brasil, também houve declínio de 0,7% do índice e, pela previsão dos bancos públicos e privados, vai ter evolução razoável do cenário”, finalizou.