Menu fechado

Notícias

“Setor de tecnologia cresceu 10 anos em 10 semanas”, diz especialista na ACRJ

O co-fundador e CRO do Distrito, plataforma líder em transformação de pessoas e empresas, Gustavo Araújo, fez um balanço do panorama das empresas de tecnologia hoje no Brasil e no mundo, explicando que o investimento está saindo das companhias tradicionais e migrando para este segmento. Ele exemplificou o caso do Nubank, startup de serviços financeiros, cujo investimento cresce mais do que o do Banco do Brasil, bicentenária instituição bancária brasileira. Segundo ele, em 2020, as empresas mais valiosas nos Estados Unidos e na China, por exemplo, eram da área de tecnologia e e-commerce, como Apple e Alibaba. Há 10 anos, a petroleira ExxonMobil e o banco chinês ICBC lideravam o ranking, de acordo com ele.

Gustavo Araújo foi o convidado da reunião do Conselho de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, realizada dia 26 de julho, a convite do presidente Caio Rainerio. O convidado mostrou que este mercado no Brasil está em ascensão, em relação a outros países. “A tecnologia vem devagar e de repente explode. O país já é o terceiro maior do mundo no setor de criptomoedas e o e-commerce não para de crescer”, exemplificou. Ainda sobre o comércio eletrônico, o empresário apresentou esta evolução. “Em 2020, podemos dizer que o setor cresceu dez anos em dez semanas”, destacou. Ele explicou que de 2009 a 2019 este segmento se expandiu 3,8%, mas a superação veio a partir de 2020, quando registrou crescimento de 7,2% em março e 10 semanas depois havia aumentado 12,6%.

Com a rápida evolução da tecnologia, novos produtos e serviços são criados, enquanto outros deixam de existir na mesma velocidade, de acordo com ele. “Casos clássicos são o mercado de fotografia e de vídeo locadoras, que praticamente desapareceram”, disse. Para conectar todas as soluções, sua empresa oferece um banco de dados com 36 mil startups. Elas disponibilizam os mais variados serviços através de dois pacotes de assinatura, incluindo a área de educação com cursos e treinamentos.