Menu fechado

Notícias

Seminário sobre a SAF na ACRJ reúne especialistas e autoridades

A Associação Comercial do Rio de Janeiro realizou, dia 8 de julho, o seminário “O Futuro do Futebol Brasileiro – debate sobre a Sociedade Anônima do Futebol – SAF”, com o objetivo de traçar um panorama do setor. O evento foi dividido em três painéis, que reuniram especialistas no assunto.

A abertura foi feita pelo presidente da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito, que ressaltou a importância da lei. “A SAF veio para mudar completamente o futebol brasileiro. O mercado europeu já está esgotado e o Brasil é ideal para os investidores financiar os clubes”, destacou.

Estiveram presentes na programação, o senador Carlos Portinho, líder do governo no Senado, e o deputado federal Pedro Paulo, entre outras personalidades. Pela ACRJ, participaram os presidentes dos Conselhos Empresariais de Esporte, Lars Grael, e de Competitividade, Ambiente de Negócios e Agronegócio, Irini Tsouroutsoglou; o 1º vice-presidente da Associação Comercial, Helio Paulo Ferraz, e o VP dos Conselhos Empresariais, Alberto Blois.
“O seminário sobre a Sociedade Anônima do Futebol, tema que está há algum tempo na pauta da ACRJ, vem consolidar ainda mais as ações transversais e a união dos Conselhos”, comentou Blois.

“A lei da SAF vem corrigir defeitos. Quando falamos em leis no Brasil, sabemos que não são perfeitas, não existe perfeição, mas estamos melhorando ao longo do tempo”, afirmou Irini.

Lars Grael lembrou da relevância do futebol para os esportes e que estava sendo marcado por problemas de gestão e escândalos, afetando as instituições esportivas. “A SAF é muito importante para dar estabilidade, que traz transparência e credibilidade aos clubes”, enfatizou.
O senador complementou dizendo que faltava também responsabilidade no pagamento das dívidas, por exemplo. Segundo ele, todos os clubes tinham dono, os jogadores foram vendidos por milhões, mas “não entrou nenhum tostão nos cofres públicos”. Além disso, já existia, com a Lei Pelé, clubes-empresa. “Era diferente da SAF, que permite, entre outras iniciativas, a criação em breve de Fundos de Investimentos de Torcedores”, adiantou Portinho.

“A SAF não é só uma transformação econômica. É uma transformação cultural”, finalizou.
Pedro Paulo relembrou que o assunto Sociedade Anônima do Futebol foi amplamente debatida por um ano com os clubes, atletas e outros atores do segmento. “O Brasil hoje tem avançado muito na legislação e, com isso, vem incentivo para economia e para o universo do futebol”, frisou o deputado federal.

No painel 1, que mostrou o “Panorama sobre o setor – visão do profissional do futebol, gestão do clube e credibilidade do sistema” e teve como mediador Lars Grael, participaram palestrantes Rene Simões, diretor-presidente na R Simões Football Business Ltda; Dione Assis, sócia no Galdino & Coelho Advogados; Francisco Manssur, sócio no Ambiel, Manssur, Belfiore, Gomes, Hanna Advogados; e Renato Pereira, sócio da Deal Advisory da KPMG.

No painel 2, com mediação de Helio Paulo Ferraz, foi debatida a “Visão do investidor – mudança no ambiente de negócios e oportunidades no setor”. Os palestrantes foram: Ricardo Trade, vice-presidente Executivo de Operações da Copa do Mundo FIFA Catar 2022; Edison Silva, comentarista esportivo da Rádio Tupi; Thayana Felix Mendes, procuradora da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; e o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.
A partir da mediação de Irini Tsouroutsoglou, o painel 3, com o tema “Possíveis soluções para superação da crise no setor – legislação, processo jurídico e ferramentas”, reuniu o deputado federal Pedro Paulo; o sócio no Trengrouse & Gonçalves Advogados, Pedro Trengrouse; e o sócio do Galdino & Coelho Advogados, Luiz Roberto Ayoub, Sócio.

O seminário completo está disponível no canal da ACRJ no YouTube. Acesse https://youtu.be/KReRoTFxpZ4

Fotos: Raul Moreira/ACRJ