Menu fechado

Notícias

Conselho de Educação aborda a importância do ensino técnico

O Conselho Empresarial de Educação da ACRJ discutiu temas para eventos em parcerias com outros conselhos da Associação Comercial, que estão previstos para o segundo semestre de 2022, e um dos principais foi o ensino técnico, fundamental para o futuro do mercado de trabalho. Durante a reunião online, realizada dia 28 de junho, os conselheiros comentaram sobre a importância desse segmento educacional para suprir a necessidade de mão de obra nas empresas e nos negócios em geral.

O conselheiro Wagner Talarico informou que há vagas, mas falta mão de obra qualificada. “O novo ensino médio fortalece o ensino técnico, que é o caminho mais rápido e próximo, principalmente para a população de renda mais baixa, chegar ao mercado de trabalho”, complementou.

O presidente do Conselho, Paulo Milet, aproveitou a reunião para apresentar a nova conselheira Patrícia Nogueira, professora da Uerj e doutora em matemática pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). “É a primeira representante do interior do estado no Conselho. Patrícia é da região Sul Fluminense, do município de Resende. Vai ser muito bom esse intercâmbio, essa troca de informações”, comentou.

Ao longo do encontro, também foram levantadas outras pautas importantes para serem debatidas nos eventos do Conselho. Entre eles, “Novas profissões” com o Conselho de Jovens; “Inovação na Saúde”, com o de Inovação e Medicina e Bem-Estar; e “Diversidade e inclusão”, com o de Assuntos Culturais e o de Esporte. Sempre levando em conta a educação como um todo.

Os conselheiros lembraram também a importância de incluir a “Economia de Impacto” nos eventos, considerado um assunto necessário para a criação de valor para a sociedade, com um olhar atendo para o social, ambiental e financeiro. Foi solicitado que todos deem suas sugestões de temas e participantes para fechar até próxima reunião.