Menu fechado

Notícias

Diretoras da Junior Archivement apresentam programas da organização para ACRJ

A presidente voluntária da Junior Archivement Rio de Janeiro (JA), Graziella Castilho, e a diretora executiva da organização e conselheira do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, Renata Guimarães, mostraram o funcionamento de uma série de programas destinados aos jovens do estado. A apresentação foi feita durante a reunião do Conselho Empresarial de Jovens da Associação Comercial, realizada dia 30 de junho.

Entre os programas, está o Miniempresa, que “proporciona uma experiência prática em negócios através da organização e da operação de uma empresa”. Ele é desenvolvido em 15 semanas, nas escolas, onde os alunos são incentivados e auxiliados na criação de uma mini companhia, a partir do uso dos “conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção”.

“É um programa muito intenso e de muita troca. É interessante porque ajuda os jovens a criar uma linha de produção, ter conhecimento do funcionamento do processo. O mini empresário tem até que prestar conta, possibilitando ver o resultado do seu empreendimento ”, destacou Graziella .

Renata Guimarães comentou sobre alguns projetos, entre eles, o de criação de startups, que esteve em 500 cidades no Brasil durante a pandemia. “Tivemos jovens interessados de cidades com dois mil habitantes. Um deles, por exemplo, participou de dentro do galinheiro porque era o lugar que a internet pegava”, lembrou.

Elas informaram que há uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro para preparar os jovens para o mercado de trabalho, empreendedorismo e inovação, entre outros. O projeto Trilha Empreendedora já atende a 120, das 1.230, escolas públicas do ensino médio de todo o Rio.

Além disso, adiantaram que a JA foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação se deu porque a organização inspira os jovens de todo o mundo, mesmo os que estão em situação de vulnerabilidade, a ter um futuro promissor.

Ao longo da reunião, o vice-presidente do Conselho, Israel Contage, fez uma apresentação sobre o funcionamento da Casa de Mauá. Ele reafirmou a importância da interação entre os Conselhos, a exemplo do que foi feito com o de Inovação em visita na Cedae.

Pedro Rafael, presidente do Conselho de Jovens, anunciou que está prevista uma visita ao aeroporto do Galeão, no próximo dia 11 de julho. “O objetivo é conhecer o sistema logístico de uma das principais entradas de turistas e de produtos na cidade do Rio de Janeiro”, finalizou.