Menu fechado

Notícias

Cenário econômico brasileiro é decepcionante

A avaliação foi feita durante reunião online, dia 9 de junho, pelo Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ. Os conselheiros analisaram que os rumos da economia mudaram no Brasil, a exemplo de outros países.

“Estava mais otimista. Mas mudou. O cenário é de uma incerteza muito grande, incluindo a questão fiscal. Tudo indica que não vai ser nada catastrófico, mas decepcionante”, afirmou o presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira ao comentar a conjuntura econômica do Brasil. Segundo ele, a perspectiva é de resultados negativos para os últimos meses do ano.

O conselheiro Mauro Viegas Filho fez uma avaliação dos caminhos da infraestrutura e lembrou que da concessão para a rodovia Rio-Valadares – sistema rodoviário BR-116/493/465/RJ/MG, que fará a ligação entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Governador Valadares (MG). “Essa ligação é muito importante para o Rio de Janeiro”, reforçou.

Ele adiantou também que a ACRJ, Firjan e Fecomércio entregaram uma carta ao presidente da República na tentativa de reverter a quantidade de slots (permissão dada para operação de uma empresa aérea usar a infraestrutura aeroportuária para pouso e decolagem) do Santos Dumont, que ganhou muitos voos do Galeão. Mauro Viegas Filho afirmou a importância dos voos retornarem para o Galeão com o objetivo de dar sobrevida ao aeroporto internacional até que a situação seja resolvida. Na carta, as instituições pedem também que a concessão seja licitada, no máximo, no fim do primeiro semestre de 2023.

Entre outros pontos abordados, os conselheiros trataram do funcionamento da indústria. “A situação da indústria é difícil”, analisou o conselheiro José Otávio Carvalho, diante do aumento dos preços do petróleo e da energia.